“Tinder do emprego”: Mariana lança plataforma Emprega+

"Tinder do emprego": Mariana lança plataforma Emprega+

A cidade de Mariana anunciou, na última quinta-feira (11), uma plataforma que promete revolucionar a relação entre cidadãos e empresas no âmbito empregatício na cidade. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a plataforma “Emprega+ Mariana” foi apresentada. O secretário Danilo Assis revelou que essa tecnologia é a primeira no estado de Minas Gerais. A intenção é integrar a busca por talentos e a necessidade de emprego em um portal intuitivo, com o máximo de informações profissionais do cidadão. A iniciativa também trará um vasto banco de dados para o setor público entender melhor onde pode evoluir em relação ao trabalho.

Leia mais: Atletas do Guarani de Furquim, de Mariana, estão em período de avaliação no Boston City

O “Emprega+” nada mais é do que uma espécie de rede social marianense de empregos. Por isso, Danilo brincou, associando a tecnologia com o aplicativo de relacionamento Tinder. A plataforma funcionará como substituto do atual sistema do SINE Mariana. O cidadão, para buscar novas vagas, registra suas informações no site e envia seu currículo para as vagas disponíveis.

Com isso, as empresas que precisam de funcionários qualificados terão à disposição uma gama de informações profissionais para escolher o candidato mais habilitado. O profissional pode registrar fotos, vídeos e mais informações adicionais no sistema. A plataforma dispõe de uma inteligência artificial que cruza as informações dos candidatos e empregadores. Após o registro, um PDF do currículo é gerado com as informações inseridas, criando um documento moderno que pode ser baixado e compartilhado de maneira tradicional.

Na plataforma, os candidatos poderão conversar diretamente com os recrutadores das empresas, estreitando o relacionamento. O secretário Danilo informou que esse investimento custa cerca de R$ 50 mil por ano para o município. O Emprega+ Mariana é fruto de uma parceria com a empresa “Currículo Interativo”, que já estabeleceu plataformas semelhantes em outras 40 prefeituras em todo o Brasil. No entanto, Mariana é a primeira a receber no estado de Minas Gerais. A previsão é que o aplicativo do Emprega+ esteja disponível para download em até 90 dias.

O site do Emprega+, que já pode receber cadastros.

O site do “Emprega +” já está disponível os cidadãos da Primaz de Minas registrarem suas informações. No SINE, localizado no Centro de Convenções, foi instalado um Totem que realiza o registro das informações pessoais dos candidatos. Esse totem facilita o entendimento da plataforma e registra as informações de cada cidadão.

Leia mais: Mariana: adolescente de 15 anos é apreendido com 23 pedras de crack

O totem instalado no Sine e percorrerá os distritos e bairros distantes. Foto: Igor Varejano

DADOS SOBRE O EMPREGO EM MARIANA

Uma das vantagens apresentadas pelo secretário Danilo é a disponibilidade de dados reais sobre o emprego na cidade de Mariana. Para ele, a plataforma aparece como uma fornecedora de caminhos para políticas públicas reais e assertivas no desenvolvimento econômico. Mesmo entendendo que o site do SINE cumpria uma função imprescindível, ele entende que o Emprega + será mais palatável para as empresas, gerando ainda mais adesão.

Danilo Assis, secretário de Desenvolvimento Econômico de Mariana. Foto: Igor Varejano

“São 3.700 CNPJ ativos na cidade de Mariana e o site do Sine registrava dados de 200 empresas. Imagine o quanto de vaga que o Emprega+ Mariana vai adicionar? (…) eu preciso de cinco minutos com cada empresa para demonstrar o valor disso aqui. Imagino que não vamos encontrar empecilhos para alavancar essa plataforma” disse Danilo em conversa com a imprensa.

A plataforma é tão inovadora que o secretário não escondeu a vontade de expandir esse conhecimento para as outras cidades da região, especulando a criação de uma “Emprega+ Inconfidentes”. Nesse primeiro momento, o portal

A BARREIRA DA INCLUSÃO DIGITAL EMPREGA+ MARIANA

Contudo, uma questão importante surgiu. Essa nova plataforma não pode excluir da lógica empregatícia quem não tem condições de acessar a internet ou não possui tantas informações sobre redes sociais? Pensando nesse futuro problema, a secretaria definiu duas soluções. A primeira é acessar localidades menos privilegiadas com rede através do Totem itinerante. De acordo com Danilo, o totem estará em cada distrito de Mariana de maneira alternada, juntamente com um funcionário que conduzirá os candidatos no registro das informações.

Leia mais: Vereadores de Mariana questionam obras da UBS de Padre Viegas

Além disso, as pessoas que manifestarem interesse, poderão se matricular em um curso de inclusão digital, que será ofertado pela secretaria, visando trazer ainda mais qualificação, além do entendimento da plataforma.

Ao acessar o portal, o profissional tem ainda a possibilidade de acessar um tutorial que ensina passo passo como fazer o cadastro das informações.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to ““Tinder do emprego”: Mariana lança plataforma Emprega+”

  1. […] Leia mais: “Tinder do emprego”: Mariana lança plataforma Emprega+ […]

Leave a Comment