Neste sábado (8), acontece a famosa confecção dos tapetes devocionais em Ouro Preto para receber as procissões do Domingo de Páscoa. A confecção dos tapetes envolve vários agentes voluntários, como Paróquias, Prefeitura, Fundação de Artes e Ofício de Ouro Preto, moradores, turistas, fiéis de outros lugares.
A confecção dos tapetes devocionais é aberta a todos. Começa às 20h do Sábado de Aleluia e entra pela madrugada. Neste ano, seresteiros vão cantar para os fiéis que participam da confecção dos tapetes de serragens, feitos para a passagem das procissões e muito famosos nas cidades históricas.
“Esse costume [das serestas] existia há cerca de 90 anos. Agora, retomamos. É uma homenagem às pessoas que estão fazendo os tapetes”, explica o padre Edmar José da Silva, responsável pela igreja.
Serão três conjuntos de seresteiros que ficarão dispostos em trechos das ruas em que os tapetes serão produzidos. A intenção é fazer com que cada grupo percorra cada trecho embalando os fiéis, conforme o padre.
Leia também: Em Ouro Preto, ex de Neymar reclama de “cantinho de esquerda” em cafeteria
Confecção de tapetes devocionais
A montagem é uma tradição que remonta ao século XVIII. Desse modo, os tapetes conduzem os fiéis pelo trajeto das procissões, unindo história, tradição e arte nas ruas ouro-pretanas durante os ritos religiosos da Semana Santa.
a distribuição da serragem fica sob responsabilidade da Prefeitura. Dias antes das celebrações da Semana Santa, os funcionários do setor de eventos da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Ouro Preto realizam o tingimento da serragem de madeira, bem como, o preparo de outros materiais para a confecção dos tapetes, como a cal, a farinha de trigo, o pó de café a até mesmo flores secas.
O tingimento da serragem é feito com pigmentos naturais, a saber, para não marcar o calçamento da cidade após o evento. Isso garante a preservação do nosso patrimônio e não produz materiais agressivos ao meio ambiente. É importante destacar que os tapetes devocionais são manifestações de devoção religiosa, portanto, devem conter símbolos que manifestam a fé.
Leia também: Mais de 11 mil pessoas vivem em extrema pobreza em Ouro Preto
Programação de Domingo (9/4)
- 7h – Santa Missa festiva no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, procissão da Ressurreição em direção à Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Na chegada, santa missa.
- 16h – Santa missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
- 16h – Celebração da Ressurreição na Capela de Nossa Senhora Aparecida.
- 18h – Solene Celebração Eucarística na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
- 19h – Santa Missa Solene no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, coroação da imagem de Nossa Senhora do Triunfo e Solene Te Deum Laudamus.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.