Após a derrota para o Vila Nova na sexta-feira (14), o Cruzeiro volta a campo nesta terça-feira (18), às 21h30, no Mineirão, contra o Guarani (13º colocado), em jogo válido pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A Raposa terá a oportunidade de quebrar um tabu de mais de 12 anos sem vencer o clube de Campinas em casa.
Dia 15 de setembro de 2010 foi a data da última vitória celeste sobre o Guarani em casa. Na ocasião, o Cruzeiro emplacou um resultado de 4 a 2 no Alviverde. Os gols cruzeirenses foram marcados por Wallyson, Rômulo, Fabinho Alves e Farías. Geovane e Paulo Roberto marcaram para o time visitante.
De lá para cá, o Cruzeiro enfrentou o Guarani duas vezes em casa, uma em 2020 e outra em 2021. Ambas terminaram em empate por 3 a 3.
Considerando, também, os confrontos fora de casa, o Cruzeiro bateu o Guarani por 3 a 2, em 2020, pela Série B, no Estádio Brinco de Ouro. Régis, Marcelo Moreno e Léo marcaram para a Raposa, Wagner e Didi fizeram gols para o Alviverde.
A última vez que Cruzeiro e Guarani se enfrentaram foi em julho deste ano, no Estádio Brinco do Ouro, pela Segundona, com vitória para o Alviverde por 1 a 0. O gol foi marcado por Mateus Ludke.
No retrospecto geral, o Guarani leva a melhor, com 14 vitórias, 11 empates e 12 derrotas. O Cruzeiro marcou 46 gols e sofreu 48 em toda a história do duelo.
O Cruzeiro cumpre agenda, já que já atingiu seus objetivos na temporada de forma antecipada. Com o Guarani acontece quase o mesmo. Na 13ª colocação, a equipe do interior paulista está a oito pontos da zona de rebaixamento.
+ De Galvão Bueno a Vini Jr, veja personalidades que parabenizaram Cruzeiro pela volta à Série A
Provável escalação do Cruzeiro: Rafael Cabral; Lucas Oliveira, Luís Felipe e Eduardo Brock; Jajá (Geovane Jesus), Filipe Machado, Willian Oliveira e Kaiki (Marquinhos Cipriano); Bruno Rodrigues, Daniel Júnior (Luvannor) e Edu.
Técnico: Paulo Pezzolano.
Provável escalação do Guarani: Koslinski; Diogo Mateus (Lucas Ramon), João Victor, Derlan e Mayk; Eduardo Person, Richard Rios e Giovanni Augusto; Isaque, Edson e Yuri Tanque.
Técnico: Mozart.
Confira a arbitragem da partida:
- Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
- Assistente 1: Rodrigo Figueiredo (RJ)
- Assistente 2: Lilian da Silva (RJ)
- Quarto árbitro: Ronei Cândido Alves (MG)
- Árbitro de vídeo (VAR): Adriano Milczvski
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.