Os moradores do subdistrito de Bocaina, localizado em Rodrigo Silva, distrito de Ouro Preto, estão há alguns meses em confronto com a Saneouro. Os habitantes da região afirmam que a empresa, que é a concessionária de água e esgoto da cidade, não presta o serviço de manutenção na rede que abastece a localidade. A empresa, por sua vez, contesta, dizendo que os moradores não querem se cadastrar em seu sistema.
Há pouco mais de 3 meses, o jornal Galilé repercutiu a ação de reparação feita por alguns homens de Bocaina nas tubulações. À época, eles afirmaram que não receberam assistência da concessionária e por isso, arrumaram a rede quebrada com as próprias mãos.
Agora, mais uma vez, Bocaina amanheceu sem água, no começo da semana. Na ânsia de retornar com o abastecimento, os moradores afirmam que foram mais uma vez atrás da Saneouro, mas, sem respostas, decidiram reparar os canos sem o auxílio dos técnicos. Por ser um lugar de difícil acesso, uma ribanceira, o reparo teve que ser feito por mais de 5 homens, em dois dias. Em uma mensagem compartilhada via whatsapp, os moradores da localidade dizem:
É muito mais vantajoso perder algumas horas dando manutenção do que pagar taxas absurdas por um serviço que não deveria visar o lucro, às custas do sofrimento da população.
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O QUE DIZ A SANEOURO SOBRE O SUBDISTRITO DE BOCAINA
Buscando entender o porque desse tipo de ocorrência estar acontecendo no subdistrito, o Jornal Galilé entrou em contato com o superintendente de operações da Saneouro, Evaristo Belini.
O responsável pela empresa foi enfático ao afirmar que a localidade faz parte da extensão atendida pelo contrato da Saneouro. Ele salientou isso, pois há poucos meses foi repercutida uma informação diferente. Evaristo destacou que o contrato prevê operação na área urbana, onde Bocaina está subescrita.
Ao justificar a falta de assistência da Saneouro aos moradores locais, Evaristo salientou que os moradores de Bocaina não aceitaram fazer o cadastro no sistema da empresa, o que dificulta a ação rápida dos técnicos da Saneouro. A empresa afirma que o cadastro é importante para que os moradores possam fazer reclamações sobre problemas na rede de água e saneamento. Sem o cadastro, a empresa não pode gerar protocolos de atendimento e planejar a manutenção adequada da região.
“Eles precisam se cadastrar para gerar um protocolo, e a gente entende que esse cadastro é muito importante, né? Através dele, conseguimos fazer uma análise da região e, assim, podemos atender melhor as demandas da região.”
disse Evaristo ao Galilé
Esse sistema, funciona como o da Cemig, por exemplo, e concatena as ocorrências.
De acordo com Evaristo, a localidade que não quer firmar esse acordo com a Saneouro. Ao ser questionado sobre a notificação dessa realidade à Prefeitura de Ouro Preto, Belini disse que já enviou um ofício relatando a situação.
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Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
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