Na última reunião plenária da Câmara Municipal de Ouro Preto, realizada ontem (28), foram questionadas pelos vereadores a duração e eficiência das reuniões. Atualmente, os encontros dos parlamentares para discutir as matérias legislativas acontecem às terças (16h) e quintas (9h), com uma vez por mês sendo a Reunião em algum distrito graças à Câmara Itinerante. Após mais uma reunião sem Fala do Orador, alguns parlamentares demonstraram insatisfação.
Um dos principais temas abordados foi a extensão das reuniões, que vinha se tornando uma preocupação. O alongamento das sessões resultou na limitação do tempo de fala dos vereadores, impossibilitando que exerçam a função de oradores durante as sessões.
Para solucionar esse problema, alguns vereadores propuseram a redução da frequência das reuniões plenárias, passando de duas para uma por semana. O primeiro a citar essa solução foi Wanderlei Kuruzu (PT), que foi um dos autores da lei que criou as duas reuniões em uma outra legislatura. Ele cedeu uma entrevista ao repórter Antônio Isidoro, da Rádio Real FM.
Leia também: Técnicos e enfermeiros começam a receber o piso da categoria em Ouro Preto
Ele explicou que sua proposta original de realizar duas reuniões semanais e reuniões da câmara itinerante nos distritos tinha como objetivo envolver a população e tornar a política mais acessível. No entanto, ele agora reconhece que as tecnologias atuais permitem a transmissão ao vivo das reuniões, tornando menos necessário o deslocamento físico das pessoas para os distritos. Ele observou que, na prática, poucas pessoas comparecem às reuniões nos distritos, tornando o gasto público com essas reuniões questionável.
O Vereador também destacou a necessidade de tornar as reuniões mais produtivas e eficazes, uma vez que algumas reuniões plenárias prolongadas podem se tornar cansativas e não trazer benefícios reais à população.
Fica cansativo. As pessoas reclamam com a gente na rua. Faz uma reunião mais tempo, mais reduzido. Então, se tiver de manter as duas reuniões, que se mantenha, mas de uma forma mais produtiva. Esse é o que a gente tá buscando e todos vereadores concordam com isso. Não tô aqui dando solução, às vezes nem tem solução para o problema, mas que ele existe, existe.
destacou Kuruzu à Isidoro.
No entanto, o Vereador Renato Zoroastro (MDB) manifestou seu apoio à manutenção das duas reuniões semanais. Ele destacou a importância dessas reuniões para permitir que os 15 vereadores possam debater e trabalhar de forma conjunta em prol do crescimento e desenvolvimento da cidade. Segundo o vereador, a função dos legisladores não se restringe apenas a resolver questões em bairros específicos, mas também a discutir questões de relevância gera
“Eu gosto muito de falar que o que está na pauta da reunião é justamente o que os vereadores se propõem a colocar, e ninguém coloca nada por acaso. Tudo que vai para a pauta são demandas, sugestões, contribuições e angústias dos moradores de Ouro Preto. Então, tem determinado assunto que pode não ser importante.”
afirmou Zoroastro.
O Presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, Vereador Zé do Binga (PV), comentou sobre o assunto e mencionou que haverá uma reunião com todos os vereadores para discutir o futuro das reuniões plenárias. Ele reconheceu que, em um ano eleitoral, os vereadores podem desejar mais tempo para falar sobre questões eleitorais, o que pode dificultar a implementação de mudanças.
“O assunto será discutido em uma reunião fechada dos vereadores. Eu proponho que seja discutido lá, porque há momentos em que isso já se torna uma das deficiências. São assuntos que não devem ser discutidos aqui no plenário, com todo esse aparato, que não traz nenhum benefício para a população e, às vezes, ocupa um tempo que poderia ser usado para discutir internamente.”
finalizou Zé do Binga ao Repórter Antônio Isidoro.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.