Com o objetivo de aprimorar as habilidades e preparar os servidores municipais para agirem eficazmente em situações de emergência e calamidade pública, uma capacitação foi realizada nos dias 9 e 10 na Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP). O treinamento contou com a participação de cerca de 54 servidores das secretarias de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano e Habitação, e da Defesa Civil.
A programação de dois dias foi marcada por apresentações de profissionais renomados no campo da gestão de crises e respostas a emergências. Um dos palestrantes, Ricardo Giovernadi, que acumula 23 anos de experiência em projetos de segurança e gerenciamento de crises, compartilhou sua expertise, adquirida em países como Estados Unidos, Espanha, Israel, Colômbia, Moçambique e Iraque. Ele abordou a importância do gerenciamento de crises e das respostas a situações de emergência.
Outra convidada especial foi a doutoranda Liziane Vasconcelos Teixeira Lima, com formação na Itália e especialização em psicologia em emergências e desastres com múltiplas vítimas, além de pós-graduação em gestão de riscos e emergências ambientais, meio ambiente e mineração. Ela tratou da interação entre os diversos atores envolvidos no gerenciamento de crises e emergências.
Leia também:
- Em distrito de Ouro Preto, homem foge e deixa para trás revólver e drogas
- Médico se salva após cair em ribanceira entre Ouro Preto e Mariana
O engenheiro geólogo da Defesa Civil de Ouro Preto, Charles Murta, mestre em evolução crustal e recursos naturais, apresentou informações cruciais sobre a geologia da região e os riscos associados. Ele discorreu sobre situações envolvendo chuvas, incêndios, riscos químicos, movimentos de massa e o Sistema de Alerta Meteorológico de Ouro Preto (SAMOP), além de fornecer estatísticas de mapeamentos e investimentos necessários.
Para uma análise mais detalhada da realidade local, o engenheiro geólogo formado pela UFOP, Gabriel Alves de Souza Gomes, compartilhou informações acerca do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR).
A capacitação também incluiu uma palestra sobre o Sistema de Comando de Operações, ministrada pelo Comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros Militares, Tenente Torres.
Um dos aspectos centrais destacados durante o treinamento foi o papel humanitário desempenhado pelas equipes em situações de emergência. O secretário de Segurança e Trânsito, Juscelino Gonçalves, ressaltou a importância da empatia na atuação dos profissionais, afirmando que “é preciso considerar esse cuidado humanitário da nossa profissão”.
O secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, também sublinhou a relevância da capacitação, enfatizando que “todo o treinamento é para fortalecer a nossa missão e a gente só acerta, corrigindo os erros”.
Ao encerramento do segundo dia de treinamento, Charles mediou uma mesa redonda intitulada “Operacionalização do Plano de Contingenciamento Municipal (PLANCON): Atuação sinérgica dos agentes envolvidos em momentos de crise”, na qual representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar participaram, discutindo a coordenação conjunta em situações de crise e emergência. A capacitação visa aprimorar a prontidão das equipes municipais e fortalecer a capacidade de resposta em situações de emergência e calamidade pública em Ouro Preto.
Informações: Juliana Rodrigues
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.