‘Rodovia do minério’: cidades mineradoras apresentam proposta de solução para BR-356 e 040

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig), em parceria com o Grupo de Trabalho (GT) e outras entidades, anunciaram uma proposta ambiciosa para criar a “Rodovia do Minério” em Minas Gerais. De acordo com o jornal O Diário do Comércio, a ideia é apresentar esse projeto ao Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica do Ministério Público de Minas Gerais (Compor-MPMG). O objetivo da iniciativa é aliviar o tráfego intenso nas rodovias BR-040 e BR-356, que são impactadas pelo transporte de minério da região, oferecendo uma rota exclusiva para veículos pesados utilizados pelas mineradoras.

As cidades e municípios envolvidos nessa proposta incluem Itabirito, Ouro Preto, Nova Lima, Congonhas, Belo Vale, e Ouro Branco, que fazem parte da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba (Amalpa). O projeto ainda está em fase de desenvolvimento e planejamento, mas os primeiros cálculos apontam para um investimento necessário de mais de R$ 300 milhões.

Leia também:

A região enfrenta desafios de tráfego significativos devido ao fluxo constante de caminhões pesados envolvidos na indústria de mineração. O objetivo da “Rodovia do Minério” é criar uma alternativa segura e eficiente para o transporte desses veículos, reduzindo o congestionamento nas rodovias BR-040 e BR-356 e, ao mesmo tempo, melhorando a segurança e a mobilidade.

A iniciativa está sendo conduzida pela Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig), em colaboração com a Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba (Amalpa) e outras entidades. O processo incluirá a apresentação do projeto ao Compor-MPMG e, possivelmente, à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para avaliação e potencial aprovação.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “‘Rodovia do minério’: cidades mineradoras apresentam proposta de solução para BR-356 e 040”

  1. […] com o Grupo de Trabalho (GT) e outras entidades, anunciaram uma proposta ambiciosa para criar a “Rodovia do Minério” em Minas Gerais. De acordo com o jornal O Diário do Comércio, a ideia é apresentar esse […]

Leave a Comment