Quase 80% das estradas de Minas Gerais estão com problemas, aponta relatório

Um alarmante panorama da malha rodoviária em Minas Gerais foi apontando pelo recente relatório da Pesquisa CNT de Rodovias em 2023, apontando problemas em 80% das estradas. O estudo detalhado destaca uma série de desafios enfrentados pelo estado, impactando significativamente a qualidade das estradas e a segurança viária.

Estado Geral e Pavimento:

De acordo com o relatório, 78,7% da malha rodoviária pavimentada avaliada em Minas Gerais encontra-se em condição considerada regular, ruim ou péssima. Apenas 21,3% recebe classificação de ótima ou boa, evidenciando uma necessidade urgente de intervenção nas infraestruturas rodoviárias do estado. A condição do pavimento também é motivo de preocupação, com 70,6% da extensão avaliada apresentando problemas. Apenas 29,4% está em condição satisfatória, enquanto 0,7% enfrenta o desafio de um pavimento totalmente destruído.

Sinalização e Geometria da Via (traçado):

A sinalização rodoviária também está longe do ideal, com 75,3% da extensão da malha rodoviária possuindo sinalização classificada como regular, ruim ou péssima. Apenas 24,7% desfruta de uma sinalização considerada ótima ou boa, indicando um risco adicional para a segurança dos motoristas. Problemas na geometria da via afetam 80,5% da extensão da malha rodoviária, sendo que somente 19,5% está em condição ótima ou boa. A falta de acostamento em 59,3% dos trechos avaliados e a ausência de sinalização em 22,9% dos trechos com curvas perigosas agravam ainda mais a situação.

Pontos Críticos e Custo Operacional:

O relatório identifica 403 pontos críticos em todo o estado, destacando áreas de maior preocupação para a segurança viária. As condições do pavimento resultam em um aumento significativo de 42,2% nos custos operacionais de transporte.

Investimentos Necessários e Custo dos Acidentes:

Para a recuperação das rodovias em Minas Gerais, são necessários investimentos substanciais no valor de R$ 16,63 bilhões, abrangendo ações emergenciais e de manutenção. O prejuízo causado por acidentes em 2022 atingiu a marca de R$ 1,75 bilhão, enquanto o governo despendeu R$ 67,06 milhões em obras de infraestrutura rodoviária de transporte no mesmo ano.

Impacto Ambiental e Desperdício Financeiro:

A má qualidade do pavimento é estimada em causar um consumo desnecessário de R$ 198,1 milhões de litros de diesel em 2023, resultando em um custo adicional de R$ 1,30 bilhão para os transportadores.

Investimentos Governamentais Insuficientes:

Apesar dos recursos autorizados pelo governo federal para a infraestrutura rodoviária em Minas Gerais em 2023 atingirem R$ 497,39 milhões, apenas R$ 36,05 milhões (7,2%) foram investidos até setembro, evidenciando a necessidade de uma abordagem mais robusta e eficiente na resolução desses problemas críticos.

Veja o resumo dos dados abaixo:

MINERAÇÃO: PONTO FOCAL E PERSPECTIVA DE MELHORA NAS ESTRADAS DE MINAS GERAIS

Quase 80% das estradas de Minas Gerais estão com problemas, aponta relatório

Para muitos especialistas, o grande número de caminhões de minério que percorrem grande parte das rodovias são os causadores de algumas deteriorações das estradas em Minas Gerais. Na Região dos Inconfidentes, por exemplo, o grande número de empresas de extração de minério gera impactos diretos nas condições das vias de acesso.

Há poucos dias, o Estado de Minas publicou uma reportagem narrando o calvário que é atravessar as rodovias 040 e 356 para sair de Belo Horizonte e chegar em Ouro Preto, Itabirito e Mariana.

Por conta disso, A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig), em parceria com o Grupo de Trabalho (GT) e outras entidades, anunciaram uma proposta ambiciosa para criar a “Rodovia do Minério” em Minas Gerais. De acordo com o jornal O Diário do Comércio, a ideia é apresentar esse projeto ao Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica do Ministério Público de Minas Gerais (Compor-MPMG). O objetivo da iniciativa é aliviar o tráfego intenso nas rodovias BR-040 e BR-356.

Em entrevista para a Rádio Real, o Prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, propôs soluções inovadoras para aliviar os congestionamentos nas movimentadas rodovias 040 e 356. O projeto envolve uma estrada ligando as Minas do Pico e Fábrica, com potencial para reduzir em até 1.200 viagens diárias de carretas nessas rodovias. A iniciativa visa melhorar a mobilidade e a segurança viária na região.

No setor de mineração, o Grupo Cedro Mineração anuncia um investimento de aproximadamente R$ 2 bilhões em um projeto de ferrovia inovador. A proposta visa construir uma ferrovia de 30 km, conectando Itaúna e São Joaquim de Bicas, com o objetivo de otimizar o transporte de minério e reduzir o tráfego intenso na BR-381. A iniciativa, protocolada junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), integra-se às operações do complexo Serra Azul, buscando soluções sustentáveis para o escoamento de minério na região.

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