O Cruzeiro enfrenta o CRB na noite de sábado (17), às 20h30, no Estádio Rei Pelé, em jogo válido pela 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, com transmissão do SporTV e do canal Premiere. A Raposa não sabe o que é vencer a equipe de Alagoas como visitante desde 2006, quando fez o placar de 2 a 0 pela Copa do Brasil. Os gols foram marcados por Francismar e Diego Silva. Naquele ano, o time celeste foi eliminado pelo Fluminense nas quartas de final.
De lá para cá, o Cruzeiro empatou três vezes em Alagoas, diante do CRB, sendo um placar de 1 a 1 em 2020 e dois placares zerados, um no mesmo ano e outro em 2021.
A última vez que o Cruzeiro encontrou com o CRB foi em junho deste ano e a Raposa venceu por 2 a 0 no Mineirão, com gols de Edu e Rafael Silva. No retrospecto geral o confronto, o Cruzeiro tem cinco vitórias, dois empates e duas derrotas. A equipe celeste marcou 15 gols e sofreu nove na história do duelo.
Líder isolado do campeonato, o Cruzeiro está em contagem regressiva para celebrar a volta para a Primeira Divisão matematicamente. O time mineiro não sabe o que é perder na Segunda Divisão desde o dia 9 de julho, quando perdeu para o Guarani por 1 a 0, fora de casa. De lá para cá, foram seis vitórias e seis empates. Já o CRB é apenas o nono lugar, com 40 pontos. A equipe de Maceió vem de um empate em 1 a 1 diante do CSA, jogando como visitante.
Provável escalação do CRB: Diogo Silva; Raul Prata, Gum, Diego Ivo; Guilherme Romão, Claudinei, Juninho, Bruninho; Paulinho Moccelin, Emerson e Anselmo Ramon.
Técnico: Daniel Paulista.
Provável escalação do Cruzeiro: Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Oliveira e Eduardo Brock; Wesley Gasolina (Geovane), Willian Oliveira, Filipe Machado e Matheus Bidu; Jajá, Bruno Rodrigues e Edu.
Técnico: Paulo Pezzolano.
Polêmica com arbitragem
O juiz indicado para apitar CRB e Cruzeiro não remete a boas lembranças para a torcida cruzeirense. Em 2020, diante do próprio time alagoano, ele prejudicou a Raposa, em um jogo válido pela terceira fase da Copa do Brasil. No jogo de ida, no Mineirão, o Galo de Campina fez 2 a 0, com dois gols de Léo Gamalho. No duelo de volta, em Maceió, a equipe estrelada precisava fazer o mesmo placar e saiu na frente com um gol de Giovanni. Quando teve a chance de ampliar o placar, Maurício foi derrubado pelo goleiro Victor Souza, dentro da área, mas o árbitro Vinícius Araújo não apitou.
Naquele ano, o VAR não era utilizado nas fases iniciais da Copa do Brasil. No final do jogo, Léo Gamalho voltou a balançar as redes e o Cruzeiro acabou eliminado da competição. Depois disso, Vinícius Araújo (SP) apitou apenas mais uma partida do Cruzeiro: vitória de 2 a 1 sobre o Vasco, pela Série B do ano passado.
Para o duelo deste sábado, Vinícius Araújo terá como auxiliares Daniel Paulo Ziolli (SP) e Vanessa Santos Azevedo (SE). No VAR estará Vinícius Forlán, que também é paulista e que já exerceu a função em três partidas do Cruzeiro nesta Série B: vitórias sobre Grêmio (1 a 0), Vila Nova (2 a 0) e Náutico (4 a 0).
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] O Cruzeiro não vencia o CRB fora de casa desde 2006. Com a vitória, o time estrelado alcançou 65 pontos e pode celebrar o tão sonhado retorno à elite do futebol brasileiro, após três temporadas, se vencer o Vasco na quarta-feira (21), às 21h, no Mineirão. […]