Psicóloga de Mariana lança livro ‘Branquitude e Privilégios Raciais no Ensino Superior’

Psicóloga de Mariana lança livro 'Branquitude e Privilégios Raciais no Ensino Superior'

No último sábado, 07 de outubro, o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) foi palco do lançamento do primeiro livro da psicóloga e pesquisadora Adelina Barbosa Nunes: a obra, intitulada “Branquitude e os Privilégios de Raça no Ensino Superior,” é uma adaptação de sua pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

O livro aborda questões fundamentais relacionadas à raça, educação e psicologia, lançando luz sobre temas como a incorporação de ideias eugenistas e higienistas nas políticas públicas educacionais, a análise de diferentes políticas afirmativas no ensino superior e o protagonismo dos Movimentos Negros na educação, especialmente no que se refere às relações étnico-raciais, com uma dimensão psicológica.

Um dos aspectos destacados na obra é o processo de integração racial na UFOP na carreira de professor/a universitário, com depoimentos de docentes que compartilham suas percepções e experiências, ilustrando como o tema se manifesta no exercício da profissão.

Adelina Barbosa Nunes enfatiza a importância de compreender e enfrentar a cultura do racismo na subjetividade das pessoas. Ela ressalta: “As legislações não são algo dado, são fruto de uma agenda de mobilização de pessoas à margem que vivem sob ameaça daqueles que são o centro, que hegemonicamente detêm o poder de negociar.”

Leia também:

O evento de lançamento contou com a presença de docentes da instituição, estudantes, lideranças locais e outros membros da comunidade marianense. Além da apresentação do livro, houve um momento musical especial com o talentoso duo Tati Freitas (flauta e clarineta) e Gustavo Souza (violão).

Para aqueles interessados em adquirir o livro, ele está disponível para compra no site da editora e em diversas livrarias virtuais.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment