Diretoria de Promoção da Igualdade Racial apresenta projeto para inserção da capoeira em escolas de Ouro Preto

Reunião para apresentação de projeto na área da educação

A Prefeitura de Ouro Preto anunciou o projeto para inserção da capoeira em escolas municipais. Em união com a Secretaria Municipal de Cultura, nessa semana, a Secretaria Municipal de Educação recebeu o diretor de Promoção da Igualdade Racial Kedison Guimarães para tratar da iniciativa. Além disso, dois grupos tradicionais de capoeira participaram da conversa. Sendo eles, o Cativeiro, coordenado pelo mestre Kalungue, e o Ânsia de Liberdade, coordenado pelo mestre Batata, para discutir a importância da capoeira para o Município e a sua relevância na identidade cultural local.

De acordo com a Prefeitura de Ouro Preto, na reunião foi apresentada a iniciativa de implantar o projeto Capoeira nas Escolas na matriz curricular de algumas instituições de ensino que estarão em período integral. Esta proposta visa enriquecer a educação dos estudantes, promovendo a inclusão da cultura ancestral no ensino. O diretor declarou:

Nós, da Diretoria de Promoção da Igualdade Racial, demos um passo significativo e importante no município de Ouro Preto para a fomentação da promoção da igualdade racial. Em parceria com a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Educação, nós tivemos a iniciativa de apresentar, junto a Secretaria de Educação, um projeto que insere a capoeira nas escolas da rede municipal aqui de Ouro Preto, baseado na lei 1966 […] A capoeira que é cultura, que é arte, que é resistência, resiliência, que é a força do nosso povo ancestral. Através do ensino da capoeira nas escolas, a gente fomenta e faz com que as crianças e os adolescentes e entendam o valor e a importância da arte, da cultura e da resistência do povo negro”.

A Prefeitura afirma ainda que o projeto representa um passo significativo na valorização da cultura local e na promoção da igualdade racial, ao mesmo tempo em que fortalece os laços com os grupos tradicionais de capoeira, que desempenham um papel vital na preservação dessa rica tradição cultural. Declara também que um futuro mais inclusivo e culturalmente diversificado para a comunidade está sendo construído coletivamente.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Diretoria de Promoção da Igualdade Racial apresenta projeto para inserção da capoeira em escolas de Ouro Preto”

  1. […] Diretoria de Promoção da Igualdade Racial apresenta projeto para inserção da capoeira em escola… […]

Leave a Comment