O presidente da Câmara de Vereadores de Ouro Preto, Luiz Gonzaga (PL), manifestou apoio ao prefeito Angelo Oswaldo (PV) durante a 54ª Reunião Ordinária, ocorrida na manhã de quinta-feira (1). Ele aproveitou o uso da fala de orador, ao final da sessão na Casa Legislativa, para dizer que acredita que o atual chefe do poder Executivo ouro-pretano será ministro da Cultura ou do Turismo num futuro próximo e que possui a vontade de se candidatar à cadeira máxima da Prefeitura Municipal daqui sete anos.
“Acredito em Angelo Oswaldo. Nós trabalhamos subindo e descendo morro para votar nele e temos que acreditar. Eu ainda acredito que Angelo Oswaldo vai sair daqui para ser ministro da Cultura ou do Turismo, porque tem competência para isso, já provou, foi secretário. Então, ele será quando sair daqui. Muitos falaram por aí, eu e o partido pretendemos lançar a candidatura daqui a seis ou sete anos, como qualquer outro partido pretende, como o PT. Isso é normal e é bom que a gente fale aqui para não servir de fofoca lá fora”, declarou Luiz Gonzaga.
Entretanto, o presidente da Câmara de Ouro Preto disse que não tem “cabeça alta” e, se houver um consenso de seu partido em lançar um nome melhor para a candidatura, que cederá tranquilamente. “Se existir um nome melhor do que eu, eu abro mão. Já abri duas vezes, abro três ou quatro, isso é bobagem. Isso é consenso para o melhor do nosso município”, disse.
+ Vice-prefeita de Ouro Preto declara apoio a Lula em 2022
Angelo Oswaldo possui uma carreira política extensa, já administrou Ouro Preto por três mandatos: de 1993 a 1996, 2005 a 2008 e de 2009 a 2012. Agora, aos 74 anos, ele cumpre o seu quarto mandato como prefeito da Cidade Patrimônio. O político, jornalista e escritor também foi secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais nos governos Itamar Franco (1999-2002), Fernando Pimentel (2015-2018) e exerceu, interinamente, o cargo de ministro da Cultura (1986 e 1987). Já dirigiu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Já Luiz Gonzaga está em seu quarto mandato como vereador no município (foi eleito em 2008, com 899 votos; 2012, com 961 votos; 2016, com 1.091 votos, e 2020, com 769 votos). Como presidente da Câmara de Ouro Preto – cujo mandato tem duração de dois anos – encerra a ocupação do cargo ao final deste ano.
A 54ª Reunião Ordinária da Câmara de Ouro Preto pode ser conferida, na íntegra, clicando aqui.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] + Presidente da Câmara diz que prefeito de Ouro Preto será ministro da Cultura: “Tem competênci… […]
[…] dia 1º de setembro, o presidente da Câmara de Ouro Preto, Luiz Gonzaga (PL), manifestou apoio a Angelo Oswaldo para ser ministro da Cultura no próximo governo federal, antes mesmo das eleições […]