A tradicionalíssima Festa da Panela de Pedra, do distrito de Cachoeira do Brumado, em Mariana foi confirmada pelos moradores da comunidade. Após a divulgação de boatos que dizem que o evento estaria cancelado, a Associação de Moradores de Cachoeira do Brumado decidiu desmentir as notícias falsas e cobrar o poder público acerca da realização da festividade. O distrito é reconhecido nacionalmente como Patrimônio Cultural Brasileiro
Leia mais: Com atleta de Mariana, Minas é vice em maior competição de Handebol Master das Américas
A organização, representada pelo presidente Josimar de Carvalho, apresentou um comunicado esclarecendo algumas questões sobre a XVI Festa da Panela de Pedra. O comunicado foi divulgado devido à proximidade da festa e à propagação de informações falsas.
Aqui estão os pontos-chave do comunicado:
- As datas da festa estão mantidas até segunda ordem e estão previstas para ocorrer nos dias 7, 8 e 9 de julho de 2023. A associação está aguardando o parecer da Prefeitura de Mariana sobre a festa para divulgar a programação completa.
- Em relação às barracas, devido ao grande número de contatos, a associação informa que está aguardando o posicionamento da Prefeitura Municipal de Mariana para anunciar a reunião com todos os envolvidos.
O comunicado esclarece que os comentários de que a festa da Panela não seria realizada são falsos e se tratam de fake news. Qualquer informação oficial da associação será divulgada pelo presidente através do canal de comunicação da festa no Instagram.
Além disso, a associação ressalta que está tomando todas as medidas necessárias em conjunto com o poder público municipal para garantir que a festa, tão tradicional, aconteça conforme planejado.
Leia mais: Transcotta vence licitação e segue responsável pelo transporte público em Mariana por 20 anos
O evento visa divulgar o artesanato local, como as panelas e tapetes feitos com pedra sabão, madeira e sisal, além de promover as belezas naturais da região, como uma bela queda d’água. A festa contará com comidas típicas, artesanato, e uma programação cultural gratuita. A festa geralmente ocorre na Praça João Ramos e é organizada pela Associação de Moradores com o apoio da prefeitura de Mariana.
CACHOEIRA DO BRUMADO E PANELA DE PEDRA
Cachoeira do Brumado, um distrito conhecido como a terra do artesanato, tem um rico legado histórico no campo do artesanato e da arte, que vai além das fronteiras de Mariana e da região. Os artigos produzidos artesanalmente em pedra-sabão, madeira, pita e sisal são altamente apreciados e comercializados tanto na comunidade local como em outros lugares, destacando-se pela sua qualidade de acabamento.
Além de adquirir peças que representam a história e cultura dos Cachoeirenses, os visitantes podem desfrutar de momentos divertidos com a família e amigos na famosa queda d’água, que possui 14 metros de altura e está cercada por uma exuberante vegetação. Nas proximidades da cachoeira, encontra-se o Memorial dos Tropeiros, um espaço criado para relembrar a história dos homens que viajavam por longas distâncias montados em burros, transportando as panelas feitas de pedra-sabão. A casa, construída em estilo pau a pique, abriga diversas peças que retratam os costumes e hábitos da época, além de fotografias dos tropeiros e fabricantes de panelas do distrito.
Fonte: Prefeitura Municipal.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] ressaltar que recentemente, o distrito precisou desmentir boatos que diziam que o evento seria cancelado. E agora, mais confirmado do que nunca, desde a sexta a noite até o domingo, muitos artistas da […]