O secretário de Obras de Ouro Preto, Antônio Simões, foi exonerado na manhã de segunda-feira (5). Depois de muita pressão vinda da Câmara de Vereadores e, principalmente, da população, o governo decidiu pela saída do funcionário. O atual secretário municipal de Agropecuária, Franklin Evangelista, assume a pasta e Marquinhos do Esporte, ex-vereador da Cidade Patrimônio, fica à frente da secretaria de Agropecuária.
Prestes a completar dois anos de governo, a Prefeitura de Ouro Preto já já teve a oito mudanças em seu secretariado. Houve mudança nas secretarias de Saúde, Educação (duas vezes), Governo e teve a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, chefiada pelo ex-secretário de Governo, Felipe Guerra. Além disso, o prefeito municipal, Angelo Oswaldo (PV), extinguiu a Secretaria da Casa Civil para retornar com a chefia de gabinete, comandada por Zaqueu Astoni. Outra mudança foi a extinção da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio para dar lugar à Secretaria de Cultura e Turismo, sob responsabilidade de Margareth Monteiro.
Com a saída de Antônio Simões, a transferência de Franklin Evangelista e a chegada de Marquinhos do Esporte, o governo municipal totaliza em oito mudanças até aqui.
Antônio Simões foi muito questionado pelo atraso na reforma de diversas escolas e estradas dos distritos. No final de setembro, ele chegou a afirmar que entregaria 13 unidades escolares reformadas até o final deste ano, mas muitos diretores destacaram a inviabilidade disso acontecer. Agora, com a volta das chuvas, distritos estão voltando a sofrer, ficando ilhados e o Morro da Forca, que passou por obras de contenção, após o grande deslizamento de terra no início do ano, voltou a apresentar problemas.
O novo secretário de Obras de Ouro Preto terá a missão de concluir as intervenções inacabadas a tempo das eleições municipais de 2024 para que os vereadores da base do governo e o prefeito não sejam comprometidos nas urnas.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] um mês depois de exonerar Antônio Simões do cargo de secretário de municipal de Obras, a Prefeitura de Ouro Preto exonerou o secretário adjunto da pasta, Valter Sacramento Fagundes, […]
[…] Cultura e Turismo, sob responsabilidade de Margareth Monteiro. Por fim, a última mudança foi com a saída de Antônio Simões da secretaria de obras, sendo assumida por Franklin Evangelista que estava na secretaria de Agropecuária, que ficou sob o […]