De 26 a 30 de setembro, o Anexo do Museu da Inconfidência Mineira, em Ouro Preto, recebe a I Mostra (Re)Pensa de Cinema Originário. A realização é da (Re)Pensa Humanidade, com apoio da Universidade Federal de Ouro Preto, Programa de Extensão Universitária (PROEX) e Cine Vila Rica. A entrada é franca, mas se for possível, o espectador pode doar 1 kg de alimento.
Todo o evento foi possível por meio de trocas não monetárias, sendo priorizado ganhos no campo social, acreditando no impacto da troca de experiências e saberes como a fórmula mais eficaz de mudança da convivialidade, construindo mentalidades plurais que vejam a diversidade como parte fundamental ao respeito e a autenticidade.
O evento visa colaborar com o subsídio à educação básica, demandas trazidas pela implementação da lei 11.645/08, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura indígena na formação social brasileira. Onde seja demonstrado possibilidades de colaborar e potencializar o protagonismo e inscrição de corpos, tradição e epistêmicas indígenas com respeito a sua autonomia, protagonismo e resistência. Apresenta-se mudanças práticas a consolidação de outras interações, relações e mundos onde a convivência e o respeito social tenha pilares de equidade e afeto pautados pela diversidade.
+ Comunidade de inovação de Ouro Preto e Mariana é indicada à premiação nacional
Confira a programação completa:
Para mais informações, acesse o perfil do (Re)Pensa Humanidade no Instagram.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] + Ouro Preto recebe I Mostra (Re)Pensa de Cinema Originário […]