Ouro Preto: setor de limpeza urbana recolheu mais de 12 mil toneladas de lixo no primeiro semestre do ano

Ouro Preto

O setor responsável pela limpeza urbana de Ouro Preto apresentou resultados expressivos nos seis primeiros meses do ano. Só em relação ao lixo, a pasta recolheu e encaminhou para os locais corretos cerca de 12.807 mil toneladas. A saber, número que corresponde a toda extensão territorial do município. Cerca de 1.254,865 quilômetros quadrados e de uma população com 74.824 mil pessoas, segundo o censo do IBGE do ano passado.

Além desses trabalhos, o setor atua com limpezas especiais e roçada nos cemitérios municipais. Um serviço de extrema importância, que cuida desses espaços. Mas, também possui um forte aspecto social, preservando e respeitando a memória dos entes queridos da população.

Outro serviço também realizado pela pasta é a lavagem e desinfecção de espaços públicos, como terminais rodoviários e praças, garantindo que os locais se tornem mais agradáveis para o uso e convivência. Sem contar com pinturas de sarjetas e meios-fios, varrição cotidiana nas vias, zelo periódico dos monumentos históricos, como igrejas e museus. Determinando, também, os horários e a logística dos caminhões que coletam o lixo, evitando gargalos no trânsito, sem prejudicar os trabalhos.

+ Ouro Preto: Triunfo Eucarístico: a maior festa barroca da América Latina é revivida em Ouro Preto

Mesmo com todos esses trabalhos e benfeitorias, a pasta ainda enfrenta alguns desafios, sendo que o mais presente deles é o descarte irregular de materiais nas vias. Uma prática ilegal, sujeita à advertência e multa. Mesmo não sendo um serviço da sua competência, o setor realiza mensalmente o recolhimento desses materiais, trabalhando em conjunto com o Departamento de Fiscalização e Postura no que diz respeito às denúncias de descarte irregular.

Contudo, para evitar esse tipo de situação, a Prefeitura vem, desde o início do mandato, trabalhando com campanhas de divulgação nas rádios, jornais e redes sociais oficiais, com destaque para “Cidade linda é cidade limpa” e “Quem joga lixo na rua Joga sujo com Ouro Preto”. Todas essas ações são um investimento na cidade e, principalmente, na vida dos moradores, gerando, além de emprego e renda, bem-estar social e qualidade de vida.

Texto: Túlio Dutra / Revisão: Nathália Souza

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment