Ouro Preto é referência em castração com microchip; mais de mil animais cadastrados

Ouro Preto é Top 10 cidades que mais castrou gratuitamente em MG

Ouro Preto se destaca como referência na castração de animais com microchip, alcançando a marca impressionante de mais de 1390 animais cadastrados. Através de uma campanha liderada pelo controle de Zoonozes e a secretaria de Saúde, a cidade foi reconhecida por sua eficiência e comprometimento na implementação desse importante programa de controle populacional de animais. Além de castrar, a cidade também identifica os bichinhos no momento da intervenção.

No ano de 2021, Ouro Preto participou do edital “Conheça seu Amigo”, promovido pela Secretaria de Estado em parceria com o SEMAD. O município foi um dos 70 selecionados em Minas Gerais, devido ao cumprimento rigoroso dos requisitos estabelecidos pelo programa.

Ao receber 1390 microchips do estado, Ouro Preto se empenhou em realizar a castração de forma ágil e responsável. Dentre os 70 municípios contemplados, apenas sete conseguiram cumprir 100% da meta de castração sem a necessidade de prorrogação do prazo. Ouro Preto se destacou nesse aspecto, mostrando seu compromisso com o bem-estar animal e o controle populacional de cães e gatos. Quem trouxe essas informações foi Dhiordan Lovestain, Diretor da Vigilância em Saúde e responsável pelo Controle de Zoonozes.

“Realizamos as castrações em três centros de castração que possuímos. Um dos centros atende os animais tutorados do município, outro é o CATA (Centro de Acolhimento Transitório e Adoção) que cuida dos animais em situação de rua, e também realizamos mutirões de castrações nos distritos uma vez por mês”, revelou Dhiordan ao Galilé.

Leia mais: Participação popular: audiência pública do Plano Diretor em Ouro Preto marca início das discussões

A castração de animais é uma medida fundamental para o controle populacional e o bem-estar dos animais. Além disso, contribui para a redução de problemas de saúde e comportamentais, além de evitar a proliferação descontrolada de animais abandonados. É isso que afirma o secretário do Meio Ambiente de Ouro Preto, Chiquinho de Assis, ao valorizar o feito de Ouro Preto:

“Isso é de extrema importância, pois contribui para a saúde animal, reduzindo o risco de câncer nos animais, principalmente nas fêmeas. Além disso, beneficia o comportamento dos animais, tornando-os mais calmos, atentos e vigilantes. Essa ação também traz benefícios para o controle populacional, diminuindo o número de animais abandonados, que infelizmente é uma realidade crescente. No futuro, esse tipo de iniciativa resultará em uma redução significativa de animais abandonados e animais de rua”, disse Chiquinho ao Galilé.

O programa de castração gratuita em Ouro Preto já alcançou centenas de animais, entre cães e gatos. A ação é realizada de forma regular e organizada, com a disponibilização de vagas para os tutores interessados, que devem realizar um cadastro prévio. Dessa forma, é possível garantir um atendimento eficiente e de qualidade. Além disso, com os chips, é possível identificar o tutor e o animal no momento da adoção.

Os benefícios da castração gratuita vão além do controle populacional. A esterilização dos animais contribui para a redução de doenças, como câncer de mama e infecções uterinas em fêmeas, e diminui comportamentos indesejados, como agressividade e marcação de território. Além disso, evita que animais sejam abandonados nas ruas. O secretário de Saúde do município de Ouro Preto, Leandro Moreira, observa a importância desta ação, que nasceu em sua pasta:

“Essa ação de castração é realizada pela equipe de vigilância em saúde e pela equipe de zoonoses. Implementamos o castramóvel para ampliar o alcance das castrações e já ultrapassamos a marca de mil procedimentos este ano. Nosso município foi reconhecido pelo estado como referência em castração e microchipagem. Realizamos a identificação por microchip em 100% dos animais castrados. O objetivo é controlar a população animal por meio da castração e também identificar os tutores para casos de abandono ou maus-tratos. Recebemos um certificado de reconhecimento do estado, que foi entregue à secretaria de saúde na semana passada“, disse Leandro ao Galilé.

Leia mais: Ouro Preto: abrigo temporário contra o frio funciona no Bairro São Cristovão

PARA CASTRAR UM ANIMAL EM OURO PRETO

No caso dos animais de rua, além da esterilização, eles também serão microchipados e vacinados contra doenças específicas da espécie, incluindo a vacina antirrábica. Após o processo de recuperação, esses animais serão devolvidos ao local de origem. Acreditamos que, assim como nós, os animais têm o direito de ir e vir e, portanto, também precisam ser cuidados. Eles não têm culpa de estarem nas ruas e são seres sencientes, capazes de sentir calor, frio, dor, tristeza, felicidade e outras emoções, merecendo assim o nosso respeito.

No caso dos animais que possuem tutores, a esterilização será agendada seguindo critérios específicos:

  1. Animais de rua: Prioridade será dada aos animais encontrados nas ruas, sem um tutor definido, para controlar sua reprodução e evitar que aumentem a população de animais abandonados.
  2. Animais comunitários: Animais que são cuidados por uma comunidade, mas sem um tutor específico. Esterilizá-los ajudará a manter o equilíbrio populacional e a saúde desses animais.
  3. Animais de pessoas com perfil de acumuladores: Tutores que possuem um histórico de acúmulo excessivo de animais serão contemplados nesse critério, visando evitar a superpopulação e proporcionar melhores condições de vida para os animais e para o próprio tutor.
  4. Animais de pessoas que possuem cadastro no programa Bolsa Família: Nesse critério, damos prioridade aos tutores que fazem parte do programa Bolsa Família, reconhecendo a importância de garantir a saúde e o bem-estar dos animais em famílias com recursos financeiros limitados.
  5. Animais da população em geral: Por fim, serão atendidos os animais de tutores que não se enquadram nos critérios anteriores, mas que também desejam realizar a esterilização em seus animais de estimação.

Acesse o link: Serviço de Castração

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

2 Thoughts to “Ouro Preto é referência em castração com microchip; mais de mil animais cadastrados”

  1. […] Ouro Preto é Top 10 cidades que mais castrou gratuitamente em MG […]

  2. […] Ouro Preto é uma das Top 10 cidades que mais castraram gratuitamente em MG […]

Leave a Comment