Ouro Preto se prepara para um evento cultural no próximo sábado, dia 21 de outubro, com a realização da VI Conferência Municipal de Cultura. O encontro, que acontecerá das 13h às 18h, é uma iniciativa conjunta da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e tem como objetivo fomentar a interação entre a sociedade e as autoridades para discutir o futuro da cultura na região. O evento acontecerá no Paço da Misericórdia.
Leia também:
- Alunas do IFMG vencem programa Power4Girls com protótipo de pulseira vibratória destinada a mães com deficiência auditiva
- Vereador pedirá vista em projetos do executivo de Ouro Preto até que suas demandas sejam atendidas
O CMPC, órgão colegiado deliberativo e consultivo, desempenha um papel crucial na assessoria ao Poder Executivo Municipal em assuntos relacionados às políticas públicas culturais em Ouro Preto. Um dos principais focos da conferência será a discussão dos rumos da cultura na cidade, considerando a recente revisão e aprovação do Plano Municipal de Cultura de Ouro Preto. Este plano, sancionado em 19 de julho de 2023 por meio da Lei Ordinária Nº 1.361, foi elaborado de maneira cuidadosa para refletir as identidades culturais específicas do município, levando em consideração suas características únicas e ricas tradições.
Para assegurar a participação democrática e o envolvimento da população, o convite para a conferência é estendido a todos os gestores e agentes culturais do município de Ouro Preto.
A programação do evento está recheada de atividades interessantes:
- 12h30 – 13h: Credenciamento
- 13h: Boas-vindas do Conselho, apresentação da estrutura de trabalho da VI Conferência, com a participação do Vice-Presidente do CMPC, Juliano Mendes, e do Conselheiro Ricardo Campolim, além do Integrante da Comissão de Cultura e Patrimônio da Câmara Municipal, Vereador Renato Zoroastro.
- 13h45: Boas-vindas do Prefeito, Dr. Angelo Oswaldo, e do Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Flávio Malta.
- 14h: Panorama Cultural do Município – Potencialidades, com Margareth Monteiro, Secretaria Adjunta de Cultura.
- 14h30: Apresentação do Plano Municipal de Cultura pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Ouro Preto.
- 15h15: Intervalo para Café.
- 15h30: Formação das Mesas de Debates:
- Eixo 1 – Democratização do acesso à Cultura e Participação Social: Discussão de resoluções necessárias, com previsão de datas, para a implementação do Plano Municipal de Cultura e a operacionalização do Fundo Municipal de Cultura.
- Eixo 2 – Identidade, Patrimônio e Memória: Formatação de um calendário anual de eventos culturais e outras atividades financiadas pelo Fundo Municipal de Cultura, com o objetivo de valorizar as manifestações culturais relacionadas às tradições das comunidades, afrodescendentes e povos originários.
- Eixo 3 – Acessibilidade e Inclusão: Discussão sobre o suporte logístico e os suportes legais necessários para promover o acesso aos meios de fomento da cultura e diversidade artística, bem como a dinamização e difusão de oportunidades por meio do Fundo Municipal de Cultura.
- 16h30 às 17h30: Apresentação dos trabalhos resultantes das mesas e debate aberto.
- 17h40: Consolidação de um documento final.
- 18:00: Eleição de delegados para a conferência estadual e encerramento pelo Prefeito.
A VI Conferência Municipal de Cultura de Ouro Preto promete ser um marco no diálogo entre a comunidade e as autoridades locais, moldando as políticas culturais para o futuro da cidade e preservando sua rica herança cultural.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.