Um dos principais pontos turísticos de Ouro Preto e de Minas Gerais, o Museu da Inconfidência registrou número recorde de visitantes no último mês de julho. De acordo com informações divulgadas pelo jornal O Liberal, o Museu atingiu 48 mil visitantes na sede, enquanto aproximadamente 1.700 e 2.000 pessoas visitaram a Casa do Pilar e a Sala Athaíde, respectivamente.
Leia também: Ouro Preto: Festival de Cultura e Culinária Típica de Santo Antônio do Salto começa no próximo dia 19/08
As expectativas iniciais apontavam para a possibilidade de receber até 40 mil visitantes, mas esse número foi superado de maneira expressiva. Um fator que contribuiu para esse sucesso é a adoção da entrada gratuita no museu, uma medida que foi implementada após a interrupção das atividades de bilheteria durante o período da pandemia. Essa estratégia se mostrou eficaz ao atrair um grande fluxo de turistas e visitantes interessados na rica história e cultura que o museu oferece.
Durante esse período, as longas filas de turistas ansiosos para adentrar o edifício tornaram-se uma cena comum em frente ao museu, evidenciando o considerável interesse pela instituição museológica. Um exemplo emblemático ocorreu em 18 de julho, quando o Museu da Inconfidência recebeu uma notável quantidade de 3.500 pessoas. A fila de visitantes entusiasmados para explorar o museu mais imponente de Ouro Preto estendeu-se por toda a extensão da Praça Tiradentes, demonstrando a relevância e o apelo desse patrimônio cultural.
Leia também: 23ª edição da Feira do Livro Espírita começa nesta segunda-feira (14) em Ouro Preto
O Museu da Inconfidência não apenas oferece um mergulho na história da região, mas também constitui uma peça fundamental na narrativa da formação de Minas Gerais e do Brasil como um todo. Sua presença como um dos destinos turísticos mais procurados e o interesse fervoroso que desperta entre os visitantes reafirmam sua posição como um aparelho cultural de destaque em Minas Gerais.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Museu da Inconfidência recebeu mais de 50 mil visitas em julho […]
[…] Leia também: Museu da Inconfidência recebeu mais de 50 mil visitas em julho […]