Motorista destrói muro da Igreja São Francisco de Assis em Ouro Preto

A manhã desta quinta-feira (09) começa com uma cena chocante em um dos pontos turísticos mais famosos de Ouro Preto, a igreja São Francisco de Assis. O muro lateral do templo religioso que quase fez Drummond deixar de ser ateu, amanheceu parcialmente destruído, após uma suposta batida de carro.

A informação foi dada em primeira mão por Rominzeira, locutor e apresentador da Rádio Real, que revelou que um acidente na noite de ontem (08) causou a depredação. O jornal Galilé buscou maiores detalhes do ocorrido com o Comandante da Guarda Civil de Ouro Preto, Jonathan  Marotta. Segundo ele, em informações preliminares divulgadas pelas vítimas à PM, o condutor do veículo apresentava sinais de embriguez e conduzia o veículo na contramão, com isso não conseguiu controlar o movimento, invadiu o passeio e arrebentou o muro. Marotta destacou que existem vítimas, que foram atendidas na UPA Dom Orione, mas ainda não sabe ao certo o número e nem se havia outro carro envolvido.

VEJA COMO FICOU O MURO:

ATUALIZAÇÃO, COM A VERSÃO OFICIAL DA POLÍCIA:

A Polícia Militar realizava patrulhamento na madrugada desta quinta-feira, dia 09/05/24, no centro de Ouro Preto (MG), quando por volta de 4h, a viatura se deparou com um veículo Peugeot, de cor branca, abandonado e que havia colidido no muro de pedras da Igreja de São Francisco de Assis, destruindo parte do mesmo.

Os militares realizaram diligências, quando foram localizados na UPA de Ouro Preto uma mulher e um rapaz – vítima e testemunha do acidente. Eles informaram que estavam saindo de uma festa, onde o motorista ingeriu bebida alcoólica e tomou a direção do veículo. E próximo à Igreja, perdeu o controle da direção e colidiu com o muro, por volta de 2h, estando o carro vindo na contramão da rua.

A vítima informou que o motorista, de 20 anos, evadiu do local e ela se dirigiu para a UPA com a ajuda do outro rapaz que estava no carro. Em seguida, a vítima precisou ser encaminhada para o Hospital Santa Casa de Ouro Preto.

O autor não foi localizado até o momento. E o Peugeot, que estava com a documentação atrasada, foi recolhido para o pátio credenciado.

VEJA O MOMENTO DA BATIDA:

Leia também:

A IGREJA SÃO FRANCISCO DE ASSIS OURO PRETO

A separação, que divide a Rua das Mercês do prédio histórico, encontra-se neste momento bastante danificado. Nas redes sociais, muitas pessoas se mostraram chocadas com a cena. Um comentário na publicação de Rominzeira reflete o caráter curioso do acidente, “como que o veículo conseguiu colidir dessa forma no muro? meu Deus, eu tô chocada! que triste!”, disse uma seguidora.

A consternação diante do fato se deve por conta da importância da Igreja para a história da cidade de Ouro Preto e da arte barroca para o mundo.

A Igreja representa um marco significativo da arte colonial e da história brasileira. Construída em estilo Barroco e adornada com elementos Rococó, esta igreja é reconhecida como uma das mais emblemáticas do país daquele período. Sua importância é amplificada pela contribuição notável de grandes mestres da arte colonial brasileira, como Aleijadinho e Mestre Ataíde, cujas obras adornam suas paredes e tetos.

Aleijadinho é creditado com o projeto básico da fachada e da decoração em relevos e talha dourada, enquanto Mestre Ataíde deixou sua marca única na pintura do teto da nave. Devido à sua relevância cultural e artística excepcional, a igreja foi tombada pelo IPHAN, classificada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo e integra a Cidade Histórica de Ouro Preto, sendo reconhecida como Patrimônio da Humanidade. Assim, a Igreja de São Francisco de Assis não só representa uma expressão sublime da arte sacra, mas também é um símbolo do rico patrimônio cultural do Brasil.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment