O Carnaval acabou, mas já tem folião à espera do Meu Carnaval de Itabirit 2025. Afinal, a edição de 2024 foi especial: referência em organização, diversidade de cores e ritmos, acessibilidade e irreverência. A folia nas ladeiras do Centro Histórico, no Circuito Central e nos distritos aliou a vitalidade do público infantil e jovem à experiência de adultos e idosos, todos amantes do Carnaval, em uma programação que celebrou a alegria e a cultura.
“Itabirito é destaque em Minas Gerais por entregar uma festa linda e preparada cuidadosamente, o que nos enche de orgulho. Segurança e diversão, com uma programação de qualidade, foram sucesso durante os sete dias de folia em nosso município”, destacou o prefeito Orlando Caldeira.
Mais uma vez, os foliões se destacaram, demonstrando irreverência e muita criatividade na composição de fantasias e adereços carnavalescos.
“A festa foi diversificada, contemplando shows dos mais variados ritmos, com destaque para artistas locais e nacionais. Os foliões responderam à altura, com animação, fantasias e adereços criativos, comprovando que o Carnaval é a expressão máxima da alegria do povo brasileiro”, ressaltou a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Junia Melillo.
Leia também:
- Macetando: foliões apelidam virose pós-Carnaval com nome de música da Ivete Sangalo
- Servidores de Ouro Preto pedem recomposição de 15% nos vencimentos e aumento no vale
Espaço Kids
Reforçando a proposta de um espaço especial, a criançada foi priorizada durante a folia. A tenda do Espaço Kids, instalada na Praça do Centenário e completamente voltada para atividades carnavalescas infantis, contou com shows, recreação, apresentações de personagens e oficinas.
Lucas Nascimento, morador do bairro Bela Vista, levou a filha para curtir a folia e aprovou o espaço. “O Espaço Kids foi o melhor investimento que a Prefeitura fez em questão de infância. É um local onde as crianças podem ver como é o Carnaval e brincar muito. Infraestrutura 100%. Tudo muito bom”, afirmou.
Programação nos distritos
Os distritos de Acuruí e São Gonçalo do Bação atraíram os foliões que não abriram mão de curtir o Carnaval em meio à tranquilidade e às belezas naturais.
O Carnaval nos distritos também foi uma opção de folia para turistas. “Uma festa muito interessante. A gente se sente seguro e em casa”, pontuou Nilton Alves que veio de Belo Horizonte.
Atrações locais e mistura de ritmos
Confirmando a importância de se valorizar os talentos locais, o Carnaval 2024 expressou pelas ruas do Circuito Central, dos distritos e pelas ladeiras do Centro Histórico sua diversidade cultural em dezenas de apresentações.
O que não faltou foi opção para curtir o Carnaval. Dos blocos sonorizados aos de percussão, das bandas infantis e de axé às tradicionais marchinhas executadas pelas corporações musicais, ninguém ficou parado.
Relembrando os carnavais de clubes, as marchinhas deram o tom no desfile da Bandalheira. “O que há de irreverente e engraçado no Carnaval é a Bandalheira. É quando a população se junta, planeja as fantasias pensando no domingo e na terça-feira para se divertir”, afirmou Luciana Silva, do bairro Dona Luizinha.
Em meio ao resgate de tradições, a diversidade musical também chamou a atenção durante o Meu Carnaval. A programação reuniu 61 atrações locais, duas nacionais e cinco regionais, ao longo de 93 apresentações.
Cheiro de Amor e Fundo de Quintal
Os shows de Fundo de Quintal e Cheio de Amor foram dois dos destaques da programação. O grupo carioca apresentou ao público no sábado sucessos de um repertório envolvente. “Estamos felizes de voltar aqui em uma data tão importante quanto o Carnaval, trazendo alegria para o povo de Itabirito. Muito orgulho, emoção renovada”, destacou o grupo Fundo de Quintal.
Sentimento compartilhado pela Banda Cheiro de Amor, que ‘sacudiu e abalou’ o público ao ritmo do axé da Bahia. “Foi uma delícia estar nessa cidade linda, com público maravilhoso, de energia contagiante. Incrível! Um cheiro especial da banda Cheiro de Amor para toda a cidade de Itabirito. Amei cantar para vocês”, afirmou a vocalista da banda Cheiro de amor, Vina Calmon.
Geração de renda
Além de proporcionar entretenimento de qualidade, o Meu Carnaval promoveu o fomento do turismo e a geração de renda para os comerciantes e ambulantes, impulsionando a economia local. “A expectativa é sempre muito boa e o público sempre comparece. Garantia de lucro”, afirmou o comerciante local Paulo Roberto Marcucci, de São Gonçalo do Bação.
Público aprova folia
O evento realizado entre os dias 7 e 13 de fevereiro foi aprovado por turistas e itabiritenses. “Adoro o Carnaval. Estava tudo lindo. É certeza de muita animação, diversão e de uma festa na qual as crianças, famílias, jovens e idosos brincam com tranquilidade”, declarou o itabiritense Valdir Rosário, de 77 anos.
“Amei o show do Fundo de Quintal. A expectativa era muito grande. Sempre quis assistir ao show deles. Me extravasei. Aproveitei demais”, assegurou Sônia Vicente Silva, do bairro Meu Sítio.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.