Em Ouro Preto, Caixa d’agua ameaça desabar e causa preocupação em creche próxima

Nos últimos dias o registro mostra uma torre com uma caixa d’água, em um vídeo que viralizou nas redes sociais, gerando preocupação entre os moradores do bairro Vila Alegre, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto. Localizada atrás de uma creche, apresentando problemas estruturais e risco iminente de desabamento, o que poderia afetar diretamente a creche e uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima. A torre é vista balançando de maneira alarmante no vídeo.

Uma funcionária da creche compartilhou sua apreensão, afirmando: “É um absurdo uma coisa dessas, um perigo para todos ao redor. A gente não trabalha em paz porque o órgão responsável não faz o que deve e nossas crianças correm riscos.” Além da creche, uma UBS também está instalada nas proximidades da caixa d’água.

A RESPOSTA DA DEFESA CIVIL DE OURO PRETO

Diante da repercussão, o secretário de segurança da Prefeitura de Ouro Preto, Juscelino Gonçalves, informou que a Defesa Civil foi acionada e que a remoção da estrutura será realizada. Contudo, não foi fornecida uma data específica para a intervenção. Documentos datados dos anos de 2019, 2021 e 2023 revelam solicitações anteriores para a remoção da estrutura.

Leia também:

Devido ao risco iminente de desabamento, as aulas na creche Felipe dos Santos foram suspensas nos dias 20 e 21 de fevereiro. Os pais foram informados por meio de um comunicado que destaca a necessidade de resolver o problema relacionado à caixa d’água desativada, priorizando a segurança e o bem-estar das crianças.

A mensagem aos pais ressalta que estão trabalhando em conjunto com as autoridades competentes para resolver a situação o mais rápido possível e que manterão todos informados sobre o andamento da resolução do problema. A compreensão e cooperação dos pais foram solicitadas nesse momento crítico, visando garantir a segurança e o cuidado adequado para os alunos. A retomada das atividades ocorrerá assim que a situação for devidamente regularizada.

Em um comunicado dirigido aos moradores, o chefe da Defesa Civil Neri Montinho assegurou que a caixa d’água problemática, que tem gerado preocupações quanto à sua estabilidade, será retirada em breve. Montinho explicou que em 8 de novembro do ano passado, ele formalizou uma solicitação para a remoção da estrutura, fornecendo inclusive uma foto com data, horário e coordenadas precisas do local.

Segundo Montinho, tanto ele quanto a secretária Camila já haviam solicitado anteriormente a remoção, e um caminhão muque foi enviado ao local, porém, devido à altura considerável da caixa d’água, a remoção não pôde ser concluída na ocasião. Agora, a solução será a contratação de um guincho para realizar o procedimento.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment