Dengue: Mariana realiza pulverização de inseticida com fumacê para combater o Aedes Aegypti

Para reforçar o enfrentamento ao Aedes Aegypti, transmissor da dengue, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o serviço de UBV Veicular, popularmente conhecido como fumacê, na última quinta-feira (28). A escolha dos locais para a aplicação do inseticida foi baseada na situação epidemiológica, priorizando os bairros com maior incidência de casos de arboviroses.

A utilização da pulverização de inseticidas é uma medida tecnicamente recomendada em Mariana devido à alta transmissão da doença. O objetivo principal é controlar a circulação do vírus, eliminando os mosquitos adultos. No entanto, é importante ressaltar que o fumacê não possui eficácia contra larvas e ovos nos criadouros.

Leia também:

O fumacê está sendo aplicado seguindo as normas do protocolo do Ministério da Saúde, realizando-se pela manhã e ao anoitecer, horários em que as correntes de ar são favoráveis para a pulverização do UBV veicular. A aplicação ocorre em três ciclos, com intervalos de dois dias entre cada um. É importante destacar que o uso frequente do fumacê pode resultar em uma resistência do mosquito ao inseticida, por isso sua utilização não é rotineira e segue critérios específicos.

Para que o fumacê tenha o efeito desejado, é fundamental que os moradores abram portas e janelas das residências quando o veículo do fumacê passar pela rua. Além disso, é recomendado retirar roupas do varal e proteger os animais de estimação. Os alimentos provenientes da horta podem ser consumidos, desde que devidamente lavados.

Confira o cronograma de aplicação do fumacê em Mariana:

  • Quinta-feira (28): Noite – Rosário
  • Sexta-feira (29): Manhã – Cabanas e Vale Verde; Noite – Passagem
  • Sábado (30): Manhã – Santa Rita de Cássia; Noite – Colina
  • Domingo (31): Manhã – Barro Preto e Centro; Noite – Rosário

Com essa ação coordenada, a Prefeitura de Mariana busca reduzir a incidência de casos de dengue e proteger a saúde da população.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment