O presidente da Câmara Municipal de Mariana, Fernando Sampaio (PSB), apresentou um requerimento pedindo a presença do Demutran para explicar como anda o processo de licitação do estacionamento rotativo na cidade. A apresentação do pedido se deu na última Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira (8).
A cidade de Mariana não possui um estacionamento rotativo desde março de 2022, quando o contrato entre o Departamento Municipal de Trânsito de Mariana (Demutran) e a empresa Transitabile foi suspenso. A empresa na época pediu o distrato por prejuízos financeiros.
Por ser um tema que gera muitos incômodos no centro da cidade, outros vereadores expuseram suas visões e preocupações. Sônia Azzi (Republicanos), Gilberto Matheus(Cidadania), Zezinho Salete(MDB) e Juliano Duarte(Cidadania) assinaram o requerimento junto de Fernando. O vereador Manoel Douglas(PV) também fez uma fala destacando a gravidade do problema.
No plenário, Fernando Sampaio comentou sobre o problema:
“Estou fazendo esse requerimento para ver se a gente chega num consenso, porque eu cheguei a ligar no Demutran, na última sexta-feira. Nem o estacionamento pago tinha vaga, tudo lotado. A rua toda lotada e o estacionamento todo lotado. Acho que tá uma vergonha a Prefeitura de Mariana não conseguir ter um rotativo em Mariana. Já faz mais de três anos que não temos um rotativo na cidade. Isso é uma vergonha. Nós estamos vendo a dificuldade de estacionar na cidade. Todos nós que andamos de carro, temos reclamação de cidadão de Mariana que não consegue estacionar. Então eu quero uma reunião com todos eles”, disse em plenário.
Após o levantamento da questão, Ronaldo Bento(PSB) sugeriu a reimplantação do talonário como forma de atenuar o problema enquanto a licitação não sai. Anteriormente, a cobrança do rotativo era feita por adolescentes do programa “Jovem Aprendiz”. Fernando Sampaio então afirmou que já fez uma indicação sobre esse tema, pedindo essa reimplantação.
Leia mais: Mariana: homem é preso com arma e cocaína em Cachoeira do Brumado
As reclamações no centro de Mariana se dão por conta de carros que são estacionados no período da manhã e lá permanecem até a noite, impedindo a rotatividade do trânsito.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Câmara de Mariana pede agilidade na licitação do novo estacionamento rotativo […]
[…] Leia mais: Câmara de Mariana pede agilidade na licitação do novo estacionamento rotativo […]