Itabirito é a única cidade da região que não disponibilizará transporte gratuito na eleição

Itabirito é a única cidade da região que não disponibilizará transporte gratuito na eleição

Itabirito é a única cidade da Região dos Inconfidentes a não aderir a gratuidade do deslocamento no domingo (30). Por meio de nota enviada ao Jornal Galilé, a Prefeitura Municipal comunicou sobre a não adesão: “A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito esclarece que o transporte público municipal não terá gratuidade em relação às eleições, no próximo domingo, 30 de outubro. Esclarecemos ainda que as linhas de ônibus terão reforço de horários a fim de atender a demanda da população”.

No dia 19 de outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para confirmar a decisão do ministro Roberto Barroso, que garante o transporte gratuito no domingo (30), dia do segundo turno da eleição presidencial. Com esse parecer, prefeituras e concessionárias podem oferecer o serviço voluntariamente, sem favorecimento de nenhum grupo político. A adesão, no entanto, não é obrigatória.

Em Mariana, o programa Tarifa Zero já dispõe de ônibus sem custos para a população, e, especificamente para a eleição, a Prefeitura Municipal anunciou horários especiais para que moradores de distritos possam se deslocar.

Na cidade de Ouro Preto, a gratuidade do transporte público foi anunciada para o segundo turno, por meio de decreto do prefeito Angelo Oswaldo (PV), publicado na quarta-feira (26). No dia do segundo turno, os custos ficarão em função do poder municipal.

Notícias relacionadas

Leave a Comment