Itabirito é a única cidade da Região dos Inconfidentes a não aderir a gratuidade do deslocamento no domingo (30). Por meio de nota enviada ao Jornal Galilé, a Prefeitura Municipal comunicou sobre a não adesão: “A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito esclarece que o transporte público municipal não terá gratuidade em relação às eleições, no próximo domingo, 30 de outubro. Esclarecemos ainda que as linhas de ônibus terão reforço de horários a fim de atender a demanda da população”.
No dia 19 de outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para confirmar a decisão do ministro Roberto Barroso, que garante o transporte gratuito no domingo (30), dia do segundo turno da eleição presidencial. Com esse parecer, prefeituras e concessionárias podem oferecer o serviço voluntariamente, sem favorecimento de nenhum grupo político. A adesão, no entanto, não é obrigatória.
Em Mariana, o programa Tarifa Zero já dispõe de ônibus sem custos para a população, e, especificamente para a eleição, a Prefeitura Municipal anunciou horários especiais para que moradores de distritos possam se deslocar.
Na cidade de Ouro Preto, a gratuidade do transporte público foi anunciada para o segundo turno, por meio de decreto do prefeito Angelo Oswaldo (PV), publicado na quarta-feira (26). No dia do segundo turno, os custos ficarão em função do poder municipal.
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.