Inseminação artificial em bovinos: produtores de Itabirito começam a colher resultados do programa

Itabirito

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Agronegócio e Desenvolvimento Rural, realiza mais uma etapa do programa Mais Pecuária Brasil. Que atua com a técnica de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) de bovinos em propriedades rurais. Desse modo, nesta primeira quinzena de setembro, os produtores locais começaram a colher resultados do programa, iniciado em novembro passado, com os primeiros nascimentos. 

Os animais que nasceram a partir desse processo contam com a genética de touros das raças Holandês, Girolando 3/4 e Girolando 5/8.  

A saber, com a sequência do programa, outros animais estão em diferentes estágios de gestação devido à adesão de novos produtores. Além disso, adição de animais dos produtores cadastrados e início de protocolo em animais inseminados na última visita do técnico a Itabirito, cuja prenhez, no entanto, ainda não está confirmada. 

“O programa traz ao produtor a possibilidade aplicar tecnologia em sua propriedade, a custo zero, proporcionando melhoramento genético do rebanho e aumento dos níveis produtivos. Daremos continuidade ao programa no município e permitindo que novos produtores realizem a adesão com o objetivo de colher diversos benefícios”, destaca o secretário de Agronegócio e Desenvolvimento Rural, Rainer Cardoso. 

Aprovação garantida 

Uma das propriedades rurais beneficiadas foi a Fazenda Campo Redondo, localizada na Serra da Jaguara, no distrito de Acuruí, que está com duas novas bezerras no curral. 

“Gostei da iniciativa desde quando ela começou, além de ser totalmente gratuita. Estão todos de parabéns”, destaca o produtor rural Alvino Ferreira Lima.

Leia também: Campeonato amador de Mariana: última rodada definiu classificados para quartas de final

Benefícios do programa em Itabirito

A IATF tem como benefício a inseminação de animais em data e hora predeterminados, além da possibilidade de trabalhar com maior volume de animais na comparação com a inseminação artificial convencional. A técnica traz ainda benefícios como a concentração temporal dos partos das vacas, melhoramento genético, maior controle reprodutivo e menor intervalo entre os partos. 

O Programa Mais Pecuária Brasil é uma parceria entre a Confederação Nacional dos Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) e a Alta Brasil, que visa ao aprimoramento do rebanho bovino nacional por meio do melhoramento genético dos plantéis de pecuaristas. O programa teve início em Itabirito a partir da assinatura, no ano passado, de termo de cooperação entre Prefeitura e Conafer.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Inseminação artificial em bovinos: produtores de Itabirito começam a colher resultados do programa”

  1. […] Inseminação artificial em bovinos: produtores de Itabirito começam a colher resultados do progra… […]

Leave a Comment