Na contagem regressiva para a semana de Carnaval, a Prefeitura de Itabirito se prepara para mais uma edição do Itabirito Folia. Palco de um dos eventos mais tradicionais do interior de Minas Gerais, o município inova na programação, que aliará atrações locais e artistas de renome, sem deixar de lado a segurança dos milhares de foliões que vão colorir as ruas.
Em meio ao reforço do efetivo da Política Militar e à participação das equipes da Brigada Municipal, do Departamento de Trânsito e Fiscalização e de seguranças e brigadistas particulares, um dos destaques do esquema especial de segurança no município será a atuação da Guarda Civil Municipal.
“A Guarda Civil Municipal de Itabirito está preparada para atender durante o Carnaval. Foram elaboradas várias medidas de segurança para que a população possa aproveitar da melhor maneira possível e em segurança”, destaca o sub-comandante da Guarda, Geraldo Soares.
Além de reforçar a segurança nos circuitos oficiais do Carnaval, os agentes da Guarda Civil Municipal também atuarão na fiscalização de trânsito no entorno da festa, garantindo a fluidez e a mobilidade nas vias.
Leia também:
- ‘Na Casa dos Contos’: obra que conta os últimos momentos de Claudio Manuel da Costa é exposta em Ouro Preto
- Alerta laranja: INMET emite aviso de tempestade e recomendações a moradores de Mariana
Mais uma iniciativa encabeçada pela Guarda é o monitoramento do circuito por meio das câmeras do Centro de Operações da Prefeitura (COP).
Dicas de segurança
A fim de manter a segurança, é fundamental que os foliões adotem medidas de autoproteção como evitar portar objetos de alto valor; deixar o veículo em casa sempre que possível; evitar ficar sozinho em locais vazios; redobrar a atenção em locais movimentados; não aceitar bebida ou carona de desconhecidos; denunciar qualquer ato de importunação sexual.
Em relação a crianças, é essencial que pais ou responsáveis estejam sempre próximos, bem como identifiquem-nas com a informação de um telefone para contato em caso de necessidade.
A Guarda Civil Municipal também estará disponível, 24 horas por dia, para atendimentos telefônicos por meio do contato 153.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.