E amanhã (02) encerra-se a participação do Itabirito F.C na primeira divisão do futebol mineiro. Às 16h30, o Gato-do-Mato entra em campo contra o Athletic, fora de casa, ainda buscando alguns objetivos na elite. Em um primeiro momento, o time precisa evitar quaisquer chances de disputar o playoff do rebaixamento; para isso, basta pontuar. Contudo, a estreia na elite pode trazer frutos mais saborosos para o representante da Região dos Inconfidentes.
A verdade é que, mesmo esta sendo a última rodada, o campeonato não acaba aqui. Os semifinalistas seguem na disputa pelo título mineiro, enquanto as outras equipes ainda podem levantar uma taça. É o Troféu da Inconfidência, criado em 2020 pela Federação Mineira de Futebol, que entrega uma taça para o melhor entre o quinto e oitavo da primeira fase.
Nesse sentido, o Itabirito FC, que neste momento ocupa a sétima posição, pode entrar nessa disputa. E como os quatro primeiros da classificação geral já estão bem definidos, a briga fica do quinto para baixo. Do Athletic (5º) ao Pouso Alegre (11º), todo mundo sonha.

Com essa realidade, a última rodada terá algumas histórias paralelas. Enquanto a luta contra o rebaixamento assusta, algumas torcidas ainda se mobilizam pela classificação, e quase todas buscam a vaga no Troféu Inconfidência.
Leia também:
- Escolas de Samba de Ouro Preto suspendem Aliança da Piedade dos desfiles carnavalescos até o final de 2027
- Glaura recebe Sala do Empreendedor Itinerante e ponto de internet
Para alguns clubes, a disputa dessa taça não é exatamente um objetivo. No entanto, como o Itabirito FC vive momentos de deslumbramento com a elite, o título é muito bem-vindo. Ainda mais com o fato de que o campeão ganha uma vaga na Copa do Brasil 2025. Se esse objetivo for alcançado, em menos de 5 anos de existência, o Gato-do-Mato chegaria a uma competição nacional.
Além disso, há a mística de ser o único time da Região dos Inconfidentes presente na disputa. O ‘Troféu da Inconfidência’ já foi vencido por Uberlândia, Pouso Alegre, Democratas GV e Tombense, mas nunca por uma equipe das terras históricas.
ADVERSÁRIO DIFÍCIL: ATHLETIC CLASSIFICOU NA COPA DO BRASIL E BUSCA VAGA NAS SEMIS
Contudo, para conquistar os objetivos, o Itabirito precisa enfrentar um grande adversário. O Athletic acabou de se classificar contra o Volta Redonda pela primeira fase da Copa do Brasil. E para ‘piorar’ a situação do Gato, ainda disputa a vaga para a semifinal. Com 10 pontos, o alvinegro ocupa a segunda colocação, seguido pelo Patrocinense, que com 8 pontos ainda pode se classificar, vencendo o Pouso Alegre.
Ou seja, se a equipe de Marcelo Caranhato quer chegar a uma competição nacional, vai ter que passar por um grande time.
O jogo de amanhã, às 16h30, estará envolto sob uma aura de decisão. Assim como todos os duelos que acontecem simultaneamente na última rodada da fase classificatória. Para o Itabirito, é a chance de fechar com chave de ouro a primeira participação na elite, com ainda mais um campeonato em disputa.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.