A cadeia do turismo está reunida na 3ª edição do Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto (Festur), até este sábado, dia 3 de junho. O evento reúne expositores, especialistas e representantes dos setores público e privado que trabalham para tornar os cartões-postais, grandes negócios sustentáveis. A programação conta com diversas atividades, como palestras e oficinas.
Na programação da última quinta-feira (1) aconteceu o painel “A importância da imprensa para fomento e a divulgação dos destinos turísticos: tendências, mídia especializada, promoção do turismo”. O painel teve a participação do subsecretário estadual de Turismo, Sérgio de Paula; do presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Gustavo Mendicino; do presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo em Minas, José Aparecido Ribeiro; da diretora-executiva da Associação do Circuito do Ouro e também jornalista Márcia Martins, e de Bruno Lobo, do blog “Todo dia amora”. O debate é mediado pelo jornalista Gilson Fernandes, mestre em comunicação e diretor da Holofote Comunicação e Cultura.
Para Gilson Fernandes, os jornalistas conseguem conectar pessoas e empresas, de apresentar experiências gastronômicas, de incentivar a visitação a destinos turísticos e de fortalecer a imagem das empresas do setor hoteleiro e turístico. Segundo o Núcleo de Turismo da Fecomércio MG, as produtoras culturais, por meio de eventos locais, oferecem aos turistas que visitam o estado a oportunidade de integração com a comunidade local e experimentação de suas tradições, exercendo um papel importante na disseminação da cultura mineira. “A cultura é um dos motores do crescimento do turismo”, ressalta Gilson.
O jornalista Gustavo Mendicino, presidente da EMC, falou sobre as ações de sucesso adotadas pelas emissoras públicas Rede Minas e Rádio Inconfidência. Por sua vez, José Aparecido Ribeiro comentou sobre o papel da imprensa especializada em informar e orientar o público, para contribuir para o crescimento e fortalecimento do trade turístico. O subsecretário de Turismo, Sérgio de Paula, explanou sobre as ações do estado para promoção de Minas Gerais por meio da Mineiridade e do programa “A Liberdade Mora em Minas”. Márcia Martins, da Associação do Circuito do Ouro, explicou sobre a importância da regionalização e da Associação em difundir as informações turísticas das cidades. Por fim, Bruno Lobo ressaltou a importância da utilização do celular na gravação de vídeos para despertar o interesse e a curiosidade sobre novos destinos e experiências de viagem.
Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto
Serão dias repletos de discussões e trocas sobre turismo, gastronomia e negócios, promovendo Minas Gerais como destino turístico. Uma das atrações mais esperadas pelo público é o Espaço Gourmet, na Cozinha Show, com a participação de chefes de Ouro Preto. Além de atrações culturais durante todos os dias de evento. Desse modo, a gastronomia ouro-pretana se destaca, sobretudo, oferecendo pratos típicos irresistíveis, como o famoso feijão-tropeiro e os doces tradicionais de Minas Gerais.
O Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto é uma correalização do “Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau” e da Prefeitura de Ouro Preto. Os organizadores apostam na conexão entre os setores e na potencialização das cadeias produtivas, por meio da promoção de produtos e serviços das cidades e Circuitos Turísticos Mineiros. O evento também é uma excelente oportunidade para promover a economia local, incentivando a compra de produtos regionais e o estabelecimento de parcerias entre empresários do setor turístico. O Festur tem o apoio do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo.
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.
[…] Painel sobre papel da imprensa para o desenvolvimento do turismo foi tema da Festur […]
[…] Painel sobre papel da imprensa para o desenvolvimento do turismo foi tema da Festur […]