As obras do Hub de Inovação Francisca Mina estão em andamento, marcando o início deste projeto inovador em Ouro Preto. O espaço é o resultado da colaboração entre o IFMG – Campus Ouro Preto, Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (ADOP) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Prefeitura Municipal e representa um esforço conjunto para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e promover um empreendedorismo mais coletivo na região.
O Hub de Inovação Francisca Mina, é uma iniciativa do Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE), e uma ferramenta do município para construir soluções inovadoras, incubar empresas e projetos que promovam respostas tecnológicas para os diversos problemas da cidade. Para além dessas ações, o Hub vem somar com o Espaço Maker, do IFMG, para a promoção de um ambiente mais inovador e tecnológico, além de fomentar a diversificação econômica de Ouro Preto.
O antigo galpão de materiais do Campus é o local que recebe o Hub. Essa estratégia simboliza não apenas um espaço físico, mas uma iniciativa que busca revitalizar e aproveitar os recursos já existentes para promover a inovação e o empreendedorismo na comunidade.
O objetivo do Hub gira em torno do impulso do empreendedorismo coletivo em Ouro Preto. Ao unir o conhecimento técnico do Campus Ouro Preto, uma visão inovadora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia e a participação ativa da comunidade, o Hub se apresenta como um ecossistema propício ao florescimento de ideias colaborativas e empreendimentos que transcendem o individualismo.
Saiba mais:
- Servidores de Ouro Preto aprovam acordo coletivo de 2024
- Justiça de Itabirito decide pelo cancelamento de audiência pública marcada para 13/03
Articulações e parcerias do Hub Francisca Mina
Semanas intensas de articulações e parcerias! O Campus Ouro Preto recebeu, no final de fevereiro, o gerente do Departamento Regional da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Wadson Ribeiro, e o diretor de Ciência, Inovação e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto, Kelson Douglas. O encontro foi marcado por discussões sobre potenciais parcerias e oportunidades de financiamento para projetos inovadores.
Ressaltando a importância da soma de esforços e do trabalho em cooperação, Wadson Ribeiro destacou a existência de editais abertos em diversas áreas, inclusive aqueles destinados à infraestrutura de laboratórios. “É muito importante aproximar a FINEP do Campus Ouro Preto, sobretudo para que possamos desenvolver o hub de tecnologia e fazer com que, a partir da inovação tecnológica e de investimento, possam também alcançar o melhor desenvolvimento para Ouro Preto e toda a região”, enfatizou.
Entre os principais pontos debatidos, destacam-se os caminhos para captação de recursos de subvenção econômica visando ao desenvolvimento de produtos e processos inovadores. Além disso, foi discutida a viabilidade de se promover um evento de integração entre IFMG, FINEP e setor industrial, visando fortalecer a colaboração entre academia e mercado.
O Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE) tem governança entre Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (ADOP), Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (CONDES) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, da Prefeitura de Ouro Preto.
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.