O tradicional Festival da Quitanda valoriza as deliciosas receitas preparadas com carinho pelas quitandeiras de Congonhas e região, além de inserir a Cidade dos Profetas no circuito gastronômico do estado.
O 21º Festival da Quitanda será realizado na Romaria e terá diversas atrações, como bandas locais e regionais, violas e caldos, além de várias Quitandas que serão comercializadas no domingo (21).
As noites de sexta-feira (19) e sábado (20) serão dedicados aos caldos e à viola, a partir das 20h. Shows na sexta-feira com Renan Martins, Felipe e Nando e Rick e Ricardo. Já no sábado, shows com Mayara Rodrigues e Diogo e Hernani.
No domingo (21), além das deliciosas Quitandas, a partir de 08h, shows com Samba de Sinhá, Viola ao Vento, Força Vocalis e Sá e Guarabira.
O evento é uma realização da Prefeitura de Congonhas, por meio da Seculte, com apoio da Fumcult e parceria do Instituto Cultural Vale, Sicredi, H2 Hotéis, NGC e Congás.
Leia também: Jorge e Mateus, João Gomes e Zé Felipe estarão em Itabirito
Festival de Quitandas de Congonhas
Realizado anualmente no terceiro domingo de maio, o Festival da Quitanda de Congonhas foi criado no ano de 2000 por iniciativa dos funcionários da Federação de Cultura da região de Congonhas, visando valorizar a gastronomia local, resgatar receitas e modos de fazer das quitandas tradicionais.
A edição de 2019 contou com mais de 60 expositores e 30 mil visitantes. Antecede-lhe a noite de Caldos e Violas, também preparada e servida pelos mesmos expositores. Além de inserir Congonhas no mapa gastronômico de Minas Gerais e conferir visibilidade à quitanda, o Festival constitui um potencial motivo para a sua visitação e, consequentemente, incremento do turismo e conexão do visitante às tradições culinárias e história da cidade. Corrobora com a importância da quitanda a solicitação do registro do Ofício das Quitandeiras de Minas Gerais como patrimônio imaterial, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 2013, de acordo com pesquisa de Mônica Dias Batistas e Sênia Bastos.
O que são Quitandas?
Quitandas são as guloseimas produzidas artesanalmente e geralmente servidas com café nos momentos de hospitalidade nos lares mineiros. De origem africana, a palavra kitanda significa tabuleiro onde são expostos os gêneros alimentícios à venda nas feiras. No século XVIII, quitandeira era o termo utilizado para designar as negras de tabuleiro, ou seja, negras que vendiam alimentos pelas ruas.
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.