Na última semana foi inaugurada a exposição do Concurso Nacional de Presépios da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), que realiza o prêmio há cinquenta anos. A exposição tem entrada gratuita e está sendo realizada na Galeria de Arte Nello Nuno, no bairro do Rosário em Ouro Preto. A inauguração contou com uma apresentação das Pastorinhas, grupo tradicional folclórico do Padre Faria, coordenado por Maria José de Azevedo, mais conhecida como Ica. “Tá sendo lindo, tudo de bom, as crianças estão adorando e pra gente também é novidade. Que isso possa vir acontecer em outros anos”.
Esta edição selecionou vinte presépios para participarem. Ana Célia Teixeira, que trabalha na fundação e na galera, destacou a criatividade dos artistas. “Sempre tem um diferencial nos presépios, a questão do material usado, a inovação, eles tão sempre se inovando”.
+Concurso Nacional de Presépios: meio século de arte e tradição
O vencedor do primeiro lugar do Júri Técnico este ano, foi o presépio Fonte de Luz, de Paula Lima, que usa torneiras representando as imagens. Ela comentou com a Rádio Real como foi vencer o prêmio. “Ah, muita emoção, porque a gente se programa pra participar desse concurso que é tão importante, e a gente fica ali com o coração na mão”. O segundo lugar ficou com A Vinda de Jesus, de Heli Manoel Bretas, que recebeu mil e oitocentos reais.
O campeão do Júri Popular só será anunciado no dia sete de janeiro. Quem visitar a exposição, vai encontrar uma urna de votação, onde escolher seu presépio favorito. A votação também está sendo realizada online, em um formulário no site da fundação.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira | 8h às 12h e 13h às 17h | Sábado e domingo | 14h às 18h
7/8 jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Estagiária na Real FM (comentando muito BBB no hashtag) e no site Música e Cinema.
[…] + FAOP inaugura exposição do Concurso Nacional de Presépios […]