Iniciando as comemorações em torno da Semana da Água, Ouro Preto, sediou o lançamento da Expedição Rio Piracicaba que se inicia aqui, dia 18 de março e percorrerá diversos municípios que da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba até o dia 25 de março.
A expedição faz parte da segunda etapa da “Expedição Piracicaba – pela vida do rio”, iniciada em 2019 com o trabalho de monitoramento a fim de atingir um diagnóstico da bacia hidrográfica do Piracicaba e propor iniciativas para a revitalização das áreas.
O evento lançamento foi definido em reunião no dia 27 de fevereiro sendo Ouro Preto escolhida por ser a nascente do Rio Piracicaba. A ocasião contou com a presença de membros do CBH-Piracicaba, além dos secretários de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis e de Educação, Deborah Etrusco, além do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, Flamínio Guerra Guimarães.
O presidente do CBH-Doce exaltou a importância do encontro em Ouro Preto. Para ele “é importante que a gente conheça nossa bacia em prol da quantidade e da qualidade das águas, então esse trabalho é de suma importância já que estamos passando por um processo de revisão de planos e implementando o enquadramento dos corpos d’água”.
Já o secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis ressaltou o protagonismo de Ouro Preto como nascente de rios indispensáveis para o abastecimento de Minas Gerais, bem como atentou para a necessidade de se dar visibilidade às bacias regionais por meio desse tipo de evento:
“Destacamos a presença ilustre do presidente do Comitê aqui na nossa cidade, Ouro Preto, cada vez mais, vem estreitando os laços para pensarmos a Bacia como um todo. A questão de Bento Rodrigues, a gente vem lutando para se colocar como atingido, então, a presença do presidente do CBH – Doce aqui é de extrema relevância para a gente se integrar enquanto bacia do Rio Doce. E o prefeito Angelo, assumindo publicamente o compromisso da prefeitura de Ouro Preto com a expedição, convidando mais de 20 prefeitos a estarem presentes no dia 18 para darmos esse grande grito em prol da bacia e mostrando quão expressiva ela é, não somente como recurso hídrico, mas também uma referência geopolítica da região. Para Ouro Preto esse evento é muito simbólico por ser onde se encontra a nascente do Rio Piracicaba, as nascentes do Velhas e também as nascentes do Piranga, sendo o melhor instrumento para monitorar as águas, mobilizar e integrar os atores envolvidos, como a comunidade e poder público, bem como dar visibilidade às questões da água”.
Leia também: Conheça o Parque das Andorinhas, primeiro destino do Galilé Viagens
Com o objetivo, também de acompanhar o trabalho que está sendo realizado, o Comitê, composto por 36 membros titulares e 36 suplentes, pretende envolver durante o encontro em Ouro Preto diversos atores fundamentais para a questão das águas tais como o presidente do Ibama, a ANA e outros órgãos ambientais representativos.
Na ocasião serão apresentadas propostas para revitalização efetiva da bacia e as ações realizadas ao longo do tempo pelos envolvidos com a Bacia e é provável que o IGAM e a ANA apresentem o andamento das Revisões dos Planos de Bacia e do Enquadramento do Piracicaba.
O evento contará anda com o lançamento do Livro Técnico-científico sobre a expedição, a exibição de um Documentário e uma Exposição Fotográfica digital.
Leia também: Morador é suspeito de desviar mais de R$ 450 mil reais de república em Ouro Preto
Confira o itinerário da Expedição Rio Piracicaba
- 18/03 – Início da expedição em Ouro Preto
- 19/03 – Mariana e Catas Altas
- 20/03 – Alvinópolis, Santa Bárbara e Barão de Cocais
- 21/03 – São Gonçalo do Rio Abaixo e Itabira
- 22/03 – Nova Era e João Monlevade / Bela Vista de Minas
- 23/03 – Rio Piracicaba e São Domingos do Prata
- 24/03 – Antônio Dias, Jaguaraçu/Marliéria e Vale do Aço
- 25/03 – Ato simbólico na foz do Rio Piracicaba em Ipatinga
Leia também: “Se a Saneouro sair, é colapso total” dispara superintendente da empresa
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.
[…] Expedição Rio Piracicaba teve início hoje em Ouro Preto […]