América x Cruzeiro entrarão em campo neste domingo (19), às 18h, no Independência, para definir quem vai enfrentar o Galo na finalíssima do Campeonato Mineiro. O Coelho aposta na vantagem conquistada na Arena do Jacaré no jogo de ida, em que venceu a raposa pelo placar de 2×0. Dessa forma, o Cruzeiro precisa vencer no Independência por três ou mais gols de vantagem para ir à finalíssima do Estadual. O técnico Paulo Pezzolano tem a missão de quebrar a invencibilidade de 7 vitórias em 8 jogos da equipe de Vagner Mancini sob a equipe celeste.
Prováveis escalações
Apesar de possuir vantagem significativa na partida, o América, do técnico Vagner Mancini, deve ir com força máxima para o clássico decisivo. O atacante Wellignton Paulista e o zagueiro Éder podem ser desfalques do alviverde. Nesse sentido, os 11 prováveis titulares serão: Matheus Cavichioli; Arthur, Ricardo Silva, Iago Maidana e Nicolas; Alê, Juninho e Benítez; Matheusinho, Felipe Azevedo e Aloísio.
O Cruzeiro teve dois nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, o lateral-esquerdo Marlon, relacionado para o jogo de domingo, e o volante Richard Coelho. Contudo, o meia Daniel Júnior se recuperou de lesão e está a disposição do técnico. Os desfalques são: Neris, em transição de lesão; O lateral direito Wesley Gasolina e o volante Fernando Henrique, ambos em recuperação de cirurgia no joelho; e o atacante Rafael Bilu, com lesão na coxa.
Desse modo, Pezzolano deve escalar; Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Reynaldo e Kaiki; Ramiro, Wallisson (Ian Luccas) e Nikão; Bruno Rodrigues, Wesley (Mateus Vital) e Gilberto.
Galilé palpita
Confira os palpites dos jornalistas do Galilé;
“Na última partida, apostei em um empate entre as equipes. Acertei a efetividade do Aloísio “Boi Bandido” e também, na organização do conjunto do elenco americano que já está mais que consolidado. Acredito que com a vantagem de 2×0, o técnico Vagner Mancini pode ousar, mas pelo que conheço ele vai manter a cautela. Em casa, o América ainda não perdeu em 2023. E o Cruzeiro, além de vir com muitos desfalques, precisa de consistência de elenco. Acredito em 1×0 para o Coelho”.
Hellen Perucci, jornalista do Galilé.
“Jogo de recuperação para o Cruzeiro. A classificação neste momento é quase impossível. No entanto a equipe precisa competir. É uma chance de testar o time às vesperas da estreia na série A. Acredito num jogo competitivo. 1 a 1“.
Igor Varejano, jornalista do Galilé.
Leia Também: Sondando o mercado, Cruzeiro só possui três zagueiros no elenco
Leia Também: Libertadores: Atlético tem 75% de chances de dividir grupo com brasileiro
Onde assistir
- Sportv e Premiere
Arbitragem
- Árbitro: André Luís Skettino Policarpo Bento
- Auxiliares: Celso Luís da Silva e Pablo Almeida Costa
- VAR: Vinícius Gomes do Amaral
América x Cruzeiro: o histórico do confronto
O clássico entre Coelho e Raposa acontece desde 1921, nos tempos de Palestra Itália. Os dois primeiros confrontos foram favoráveis ao alviverde: vitórias por 2×0 e 4×3. No entanto, na somatória dos 263 jogos, o Cruzeiro é mais vitorioso com 116 vitórias. Empates foram 79, e o segundo melhor colocado no campeonato mineiro, venceu 68. Mas, como mandante, o alviverde tem um melhor retrospecto: venceu 41 dos 114 jogos, o azul-celeste venceu 36, os demais 37 jogos foram empates.
No entanto, como visitante, o América acumula um número expressivo de derrotas. Em 148 jogos, são 80 vitórias do Cruzeiro, contra 28 do decacampeão, e 42 empates. Atualmente, o Coelho faz a melhor sequência, com 7 vitórias em 8 jogos contra o time azul e branco. No próximo sábado, Pezzolano e Vagner Mancini realizam o jogo de número 263 entre os times e começam a desenhar o caminho rumo a final do Campeonato Mineiro.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.