Em Mariana, Museu Casa Alphonsus de Guimaraens recebe exposição gratuita a partir de sábado (11/11)

No dia 11 de novembro, a cidade histórica de Mariana recebe exposição de arte contemporânea. O evento é promovido pelo Museu Casa Alphonsus de Guimaraens e apresenta obras do coletivo mineiro “6+1” em torno das dores do amor e das formas de enganar o viver. A entreda será gratuita.

Em diferentes percepções e linguagens, o grupo reenquadra fragmentos de tempos e de vida de três personagens reais.

Maria Doroteia (Marília de Dirceu), Dona Olympia e Guignard chegam à casa do Poeta da lua, do amor e da morte. Chegam oferecendo ensejo a trechos de Paulo Mendes Campos, que escreveu sobre o amor, a morte, a solidão e as mazelas do cotidiano.

Conhecido mais como cronista do que como poeta, Paulo Mendes Campos (Belo Horizonte, 1922- Rio de Janeiro,1991) teve uma formação sólida quanto à literatura clássica além de um grande conhecimento do idioma português. Tal como Alphonsus de Guimaraens (Ouro Preto, 1870 – Mariana, 1921) – que, contrariamente, é mais conhecido como poeta do que como cronista.

Em Mariana, Museu Casa Alphonsus de Guimaraens recebe exposição gratuita a partir de sábado (11/11)

Além de poesia, crônica, criação de neologismos e traduções de Verlaine, os dois escritores/ servidores públicos apresentam outra “coincidência”: Alphonsus Filho. Uma coincidência nem um pouco genérica.

O coletivo acredita que a mostra “6+1 Laços de tinta” evidencia a importância da atualização do passado, oferecendo ao visitante várias possibilidades de interpretação das obras, bem como de identificação.

O fazer artístico também resulta da sensibilidade capaz de fazer conexões emocionais entre a pesquisa bibliográfica e a vida, em sua atualidade.

Sobre os artistas

Em Mariana, Museu Casa Alphonsus de Guimaraens recebe exposição gratuita a partir de sábado (11/11)

ÂNGELA COSTA: artista plástica, formada pela Escola de Belas Artes Guignard. Especialização em desenho e gravura em metal. Cursou por alguns anos a FAAP (São Paulo, SP) e UFMG. Desenhista, pintora, gravadora, escultora, muralista.

FÁTIMA MIRANDDA: artista visual, curadora e professora de arte. Selecionada em editais de arte, tem várias individuais e participações em livros, coletivas e mostras institucionais. Suas obras já foram vistas em Lisboa, Porto, Madri, Roma, Túnis, Santo Museu Casa Alphonsus de Guimaraens – Mariana – MG Domingo, Praga, Sofia, Viena, Oslo e Londres. Criadora de vários projetos e ações culturais, dedica-se intensivamente à pintura – do cavalete ao mural, das galerias às intervenções urbanas.

LETÍCIA PINTO: formada em arquitetura e com pós-graduação em História da Arte Contemporânea, atua nos segmentos de pintura, desenho, fotografia e manipulação de imagens em ambiente digital. Realizou individuais e participou de mostras institucionais e coletivas em Viena e em Londres. Selecionada em editais, tem participação em livros.

LILIANE COELHO: artista têxtil de Belo Horizonte, graduada em Publicidade pela PUC-MG. Sua arte representa um novo olhar para com linhas e tecidos, em uma busca constante pela liberdade de expressão. Participação em diversas exposições coletivas, premiada no IX Salão de Arte de Itabirito e artista convidada da Casa Cor Minas 2022.

MÔNICA BATITUCCI: graduada em Arquitetura pela UFMG, atua nas artes visuais dedicando-se à pintura, fotografia, manipulação digital de imagens e bordado. Fez cursos práticos de desenho e aquarela. Realizou exposição individual e participou de diversas mostras coletivas em BH e São Paulo, dentre elas a Mostra Morar Mais edição 2021 em Belo Horizonte.

REGINA MORAES: começou a desenhar e pintar aos 11 anos. Graduada em Comunicação Visual (FUMA, atual UEMG), fez diversos cursos livres de desenho e pintura. Pedro Sella (Ribeirão Preto, SP) foi um de seus mestres. Com suas obras participou de salões de arte, de publicações e exposições no Brasil e Europa. Foi premiada e possui obra no acervo público de Itabira, MG. Atualmente divide seu tempo entre Belo Horizonte e São Gonçalo do Pará, MG, onde a artista mantém seu atelier.

MARCOS ESTEVES: artista plástico e curador independente. Tem diversos cursos práticos na área de arte: desenho, aquarela, óleo, acrílica. Cursos teóricos: história da arte, curadoria, expografia, peso artístico e cultural. Participação em diversas coletivas nacionais e internacionais. Curadorias e expografias diversas.

Sobre o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens

Localizado no coração do centro histórico de Mariana/MG, o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens surgiu de uma proposta do acadêmico Gui Alphonsus de Guimaraens, em sessão solene da Academia Marianense de Letras, como uma forma de prestar homenagem o escritor Afonso Henrique da Costa Guimarães, considerado um dos principais autores do movimento simbolista no Brasil. O Museu Casa Alphonsus de Guimaraens foi inaugurado em 1987 na casa onde o poeta residiu com a família – esposa e filhos. O acervo da instituição é composto por objetos pessoais do escritor, objetos referentes à sua carreira como juiz, fotografias pessoais, sua biblioteca particular, além de documentos textuais, com destaque para os artigos publicados em periódicos, correspondências e versões manuscritas de poemas.

Serviço:

Mostra coletiva de artes visuais: “6+1 Laços de tinta”

Participantes: Ângela Costa, Fátima Mirandda, Letícia Pinto, Liliane Coelho, Mônica Batitucci Regina Moraes e Marcos Esteves.

Local: MUSEU CASA ALPHONSUS DE GUIMARAENS – Rua Direita, 35, Centro, Mariana, MG, CEP 35420-000, (31) 3058-1587 Abertura: 11/11/2023, das 11:00 às 14:00h. Período: 11/11/2023 a 31/01/2024

Horário de funcionamento: Terça a Sexta: de 11h às 17h Sábado e Domingo: de 09h às 15h.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment