Falta menos de um mês para início da entrega da Declaração de IR; veja quais documentos deve juntar

Imposto de renda 2022

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física vai de 7 de março até o dia 31 de maio

Há pouco menos de um mês do início da entrega da Declaração de Imposto de Renda 2023, é hora de juntar os documentos para não travar na hora do preenchimento. Informes de rendimento devem ser entregues pelas empresas até 28 de fevereiro.

A mesma data vale para bancos, instituições financeiras e corretoras de valores, que devem disponibilizar documento contendo os rendimentos das aplicações financeiras referentes ao ano-calendário 2022.

Caso esses informes não sejam entregues até a metade deste mês, é recomendado ao contribuinte fazer a solicitação para evitar perda do prazo.

+ Quem terá de declarar Imposto de Renda este ano?

Outros documentos necessários para declaração do imposto de renda são:

  • comprovantes e controles de recebimento de doações, heranças, Livro Caixa e Darfs de Carnê-Leão;
  • resgate de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, Seguro de Vida, indenizações e acordos com redução de dívidas.
  • informes de pagamentos de assistência médica e odontológica, Seguro Saúde, Reembolsos por atendimento médico prestado pelo Seguro Saúde, de Escolas – desde creches até doutorado;
  • e Previdência Privada.

Quem faz a declaração completa também deve separar comprovantes de pagamentos, por exemplo, de previdência social, gastos com profissionais de saúde, exames, próteses, equipamentos com aparelhos ortopédicos e cadeiras de rodas, calçados ortopédicos, despesas com internação e recibos de doações efetuadas.

Os comprovantes de bens e direitos referentes a compra, venda ou permuta de bens, notas fiscais e recibos de construção, reforma ou ampliação de imóveis e demonstrativos de apuração de ganhos no mercado financeiro, moedas estrangeiras e criptomoedas.

Informações necessárias

No âmbito pessoal, são necessárias informações sobre identificação, como CPF, data de nascimento e grau de parentesco de dependentes, endereço atualizado, cópia da última Declaração de Imposto de Renda entregue, atividade profissional exercida e dados da conta bancária, se houver restituição ou débito de cotas do imposto apurado.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias de Ouro Preto, Mariana, Itabirito e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment