Junho vermelho: Mais de 500 ouro-pretanos fazem caravana para doação de sangue

Grupo “Amigos do Sangue”, criado em 2017, realiza a organização de caravanas mensais para voluntários na doação de sangue e para o cadastro no banco de medula óssea no Hemocentro, em Belo Horizonte.

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi celebrado no último dia 14 de junho. Essa data, foi oficialmente designada como um evento pela Assembleia Mundial da Saúde em 2005 e é importante para lembrarmos desse ato que salva muitas vidas. Em Ouro Preto, o grupo Amigos do Sangue, criado em 2017, realiza a organização de caravanas mensais para voluntários na doação de sangue e para o cadastro no banco de medula óssea no Hemocentro, em Belo Horizonte. Esse coletivo, conta com mais de 500 pessoas de Ouro Preto e região, que compartilham a vida através do sangue. Andreano, um dos colaboradores do grupo, ressalta a importância da doação:

Este líquido precioso e insubstituível, está em falta em muitos hemocentros. Reúna seus amigos e parentes, e juntos, façam a doação nos hemocentros mais próximos, para cada voluntário que você levar, estará ajudando, no mínimo, quatro vidas. Seja um incentivador e esperança na vida das pessoas.

Historicamente, junho é considerado o mês com mais escassez de sangue devido à chegada do inverno no país. Com a queda das temperaturas, há um aumento da incidência de infecções respiratórias, levando as pessoas a se recolherem, deixando-as menos propensas a sair de casa. Esses são uns dos motivos para a campanha ser realizada esse mês, a fim de aumentar o número de doadores e também intensificar a cultura da doação de sangue em todo o país.

Para que você esteja apto(a) para doar, é preciso se encaixar em alguns quesitos: ter entre 18 e 65 anos; pesar acima de 50 kg; possuir um estilo de vida saudável; não ter sido exposto(a) a situação com risco acrescido para aquisição de doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis e ter tomado ao menos três doses da vacina contra a covid-19 . Outra observação também deve ser destacada: quem já doou, deve observar o prazo entre doações de sangue, homens: 60 dias e até 4 vezes ao ano; mulheres: 90 dias e até três vezes ao ano.

A necessidade de sangue é universal, mas o acesso não é. Toda e qualquer doação de sangue é um presente valioso e vital para todos os pacientes, particularmente, para aqueles  que precisam de transfusões de sangue regulares por toda a vida. Portanto, essa data é uma oportunidade especial para celebrar e agradecer aos doadores voluntários de todo o mundo.

Para mais informações sobre doação de sangue, acesse o site da Hemominas.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment