A Secretaria de Saúde de Ouro Preto conta com aliados para que haja a ampliação da Unidade Básica de Saúde do distrito de Glaura. O deputado federal Padre João (PT) havia enviado uma emenda parlamentar no valor de R$ 750 mil para a reforma, porém o recurso foi suspenso no final do ano passado por determinação do Ministério da Saúde. O membro da Câmara de Deputados foi até Brasília para tentar, junto ao Ministério da Saúde, fazer uma articulação para que o dinheiro possa ser utilizado.
Por funcionar em um local tombado, a Secretaria de Saúde de Ouro Preto conseguiu a aprovação no Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para a execução da obra de ampliação. Além disso, de acordo com o chefe da pasta, Leandro Moreira, o projeto da reforma contemplou todas as exigências da Vigilância Sanitária e garante acessibilidade à população de Glaura. O secretário não sabe o motivo da suspensão do recurso.
“Nós usamos o ano passado para fazer toda essa etapa burocrática para fazer reforma e ampliação, dando acessibilidade, que é uma das exigências da Vigilância Sanitária, bem como a inclusão do consultório odontológico, garantindo o atendimento com a equipe que já temos lá para a população de Glaura. Uma das etapas que a gente segue é incluir a proposta dentro de um sistema do Ministério descrevendo todas as aprovações, escrituras de terreno, o projeto, garantia de acessibilidade e fizemos todas as etapas. Mas o dinheiro simplesmente não caiu”, disse Leandro Moreira ao Jornal Galilé.
A UBS de Glaura também atende a população dos distritos São Bartolomeu e Soares, além de subdistritos próximos. Porém, atualmente a unidade funciona em um espaço reduzido. A expansão, portanto, disponibilizaria mais consultórios e atendimentos, além da implantação de um consultório odontológico.
Para que a reforma aconteça, Padre João foi ao Ministério da Saúde para fazer a interlocução pessoalmente a fim de recuperar o recurso. Apesar de entender a necessidade da reforma, o deputado federal compreende que a liberação para intervenções em lugares tombados são mais complicados.
“Toda construção ou reforma de prédio de saúde possui muitas exigências e um cuidado diferenciado. Quando se trata de uma reforma de um local que é patrimônio histórico e é tombado, o projeto exige cuidado redobrado. Por isso, nem sempre casa a execução de um projeto com as outras liberações. Uma coisa é a liberação da área de saúde e outra é aquilo que depende do IPHAN. Por isso que recuperar esse recurso é muito importante, não só para Glaura, mas todo o entorno. É o poder público que deve ir de encontro com as pessoas para garantir dignidade. As pessoas não têm que ficar peregrinando ou mendigando serviço público”, afirmou Padre João ao Jornal Galilé.
O apoio de Padre João também conta com a interlocução do deputado estadual eleito Leleco Pimentel (PT), morador de Ouro Preto. O futuro membro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) agradeceu ao seu companheiro de partido e valorizou a retomada da ação do poder público em ações para atender aos que mais necessitam.
“Agradeço ao Padre João pela movimentação para que o posto de saúde, agora, com seus projetos aprovados, possa iniciar as suas obras e retomar como núcleo de planejamento de saúde. Padre João fez questão, ainda em janeiro, somar ações afirmativas, que demonstram que o Estado Brasileiro está sendo retomado para os pobres. Padre João fará a gestão em Brasília, de imediato, com a ministra que agora tem a incumbência de trazer de novo a saúde, o sorriso e, juntos, vamos recuperar o recurso para o posto de saúde da nossa querida Glaura”, declarou ao Jornal Galilé.
Outras ações de Padre João e Leleco
Na tarde de terça-feira (25), Padre João e Leleco entregaram uma viatura da Polícia Civil para a Delegacia da Mulher de Ouro Preto. Trata-se do primeiro veículo próprio da corporação especializada de combate a crimes contra as mulheres.
Também na tarde de terça-feira, um outro carro também foi entregue à Associação de Proteção Ambiental de Ouro Preto (APAOP), também por meio de emenda parlamentar de Padre João e interlocução de Leleco Pimentel. O veículo irá propiciar a participação efetiva da sociedade civil organizada, dando benefícios para a comunidade no campo ambiental.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] + Deputados atuam para ampliação da UBS de distrito de Ouro Preto […]