O Cruzeiro enfrentará, em sequência, os principais candidatos ao rebaixamento para a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro nas próximas duas rodadas: Novorizontino-SP e CSA. Na noite de quinta-feira (27), às 19h, a Raposa enfrentará a equipe paulista, no estádio Jorge Ismael de Biasi, em jogo válido pela 37ª rodada do Brasileirão. A partida será transmitida pelo canal de pay per view Premiere.
O Novorizontino abre a zona de rebaixamento da Série B, com 41 pontos e, em caso de empate ou vitória contra o Cruzeiro, poderá deixar a área da degola. Logo acima do time paulista está o CSA, com 42 pontos, que será o último adversário da Raposa na temporada, no dia 6 de novembro (domingo), às 18h30, no Mineirão.
Diante do CSA, o Cruzeiro terá que enfrentar um tabu desagradável para a memória do torcedor cruzeirense. Desde aquele áudio do meia Thiago Neves ao ex-dirigente Zezé Perrella vazou, em 2019, houve seis confrontos entre as duas equipes, sendo quatro vitórias para o time alagoano e dois empates.
O Mineirão deve receber presença massiva da torcida celeste, que estará em clima de revanche, contra o CSA. O Gigante da Pampulha também receberá o sócio majoritário do clube, Ronaldo, e o ídolo Montillo.
Além de CSA e Novorizontino, também brigam contra o rebaixamento a Chapecoense, com 42 pontos, e o Tombense, com 44. Brusque (34), Operário (34) e Náutico (30) já estão rebaixados.
Novorizontino e Cruzeiro se enfrentaram apenas uma vez na história, que foi na Série B deste ano, com vitória celeste, no Mineirão, por 2 a 1, em julho. Adriano e Rafael da Silva marcaram para a Raposa e Quirino marcou para o time paulista.
+ Vereador quer homenagear Ronaldo, em visita do ex-jogador a Lafaiete
Provável escalação do Novorizontino: Vinícius Almeida; Lepu, Joílson, Ligger e Paulinho; jhony; Bochcecha, Danielzinho e Daniel Torres; Ramón Martínez e Douglas Baggio.
Técnico: Mazola Júnior.
Provável escalação do Cruzeiro: Gabriel Mesquita; Geovane Jesus, Lucas Oliveira, Eduardo Brock e Pedro Castro; Willian Oliveira; Jajá, Matheus Xavier e Bruno Rodrigues; Luvannor e Breno (Lincon).
Técnico: Paulo Pazzolano.
Arbitragem
- Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
- Assistente 1: Nailton Junior Sousa de Oliveira (CE)
- Assistente 2: Renan Aguiar da Costa (CE)
- Quarto Árbitro: Thiago Luis Scarascati (SP)
- Árbitro de Vídeo (VAR): Rafael Traci (SC)
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.