De volta à Série A, o Cruzeiro planeja 2023 pensando em se manter competitivo. Para isso, o elenco celeste sofrerá uma grande reformulação, tendo poucos que continuarão na Toca da Raposa II.
A diretoria celeste pretende trabalhar com 26 jogadores em seu elenco na próxima temporada. Para isso, o Cruzeiro terá que enxugar bem seu plantel, que atualmente conta com 32 atletas, sem contar com os jovens das categorias de base.
E ainda, a Raposa pretende fazer de 15 a 16 contratações para 2023. Assim, o Cruzeiro terá que cortar mais da metade do elenco que garantiu o retorno do clube à elite do futebol brasileiro.
Os jogadores que devem permanecer na Toca da Raposa II são:
- O goleiro Rafael Cabral;
- Os volantes Filipe Machado e Neto Moura;
- O atacante Bruno Rodrigues.
Os jogadores que já saíram do Cruzeiro são:
- O lateral-direito Romulo;
- O volante Willian Oliveira;
- Os meio-campistas Fernando Canesin, Chay, Leo Pais, Pablo Siles;
- Os atacantes Lincoln e Rodolfo.
+ Ronaldo é eleito “ícone do ano” pela revista QG Brasil
Dúvidas
Alguns jogadores ainda têm a situação indefinida no clube. Como é o caso do atacante Rafa Silva, que se recupera de uma cirurgia no joelho direito. Até o primeiro trimestre de 2023, ele deve seguir na Toca da Raposa II se recuperando, mas depois disso sua permanência é incerta.
O atacante Jajá, que está emprestado pelo Athletico-PR, também tem o seu futuro incerto. A princípio, ele vai voltar para o Furacão, mas sua permanência no Cruzeiro não está descartada. O zagueiro Zé Ivaldo passa pela mesma situação, já que também chegou à Raposa por empréstimo e pertence ao clube paranaense.
O lateral-esquerdo Matheus Bidu está emprestado pelo Guarani e para permanecer na Toca da Raposa II, o Cruzeiro teria que pagar R$ 6 milhões. O clube celeste não quer fazer tamanho investimento e espera o Bugre diminuir o valor durante o mercado de transferências.
Eleito o melhor zagueiro da Série B deste ano, Lucas Oliveira não assegurou a sua permanência no Cruzeiro em 2023, mesmo tendo contrato com a Raposa até o fim de 2025. “Pode ser que chegue (oferta) ou não. Estou muito feliz no Cruzeiro, mas não garanto nada. Espero dar sequência e dar muita alegria ao torcedor”, disse o jogador ao Superesportes.
O atacante Luvannor tem contrato com o Cruzeiro até o final deste ano. Com o seu futuro indefinido, ele viajou para Dubai, nos Emirados Árabes, para passar férias com a família.
Novamente emprestados
Cruzeiro segue definindo o futuro dos jogadores que não fizeram parte do elenco campeão da Série B, mas que pertencem ao clube. O meio-campista Claudinho, que estava na Chapecoense por empréstimo, será novamente emprestado, dessa vez ao Santo André, até o fim do Campeonato Paulista de 2023, previsto para acabar em 9 de abril.
O zagueiro Mateus Silva terá seu contrato de empréstimo renovado com a Ponte Preta até o fim da Série B do Campeonato Brasileiro de 2023.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] da Série B, o Cruzeiro trabalha na reformulação de seu elenco para 2023. A diretoria celeste pretende trabalhar com 26 jogadores em seu plantel e já faz algumas […]
[…] +Cruzeiro pode cortar mais da metade do elenco para 2023; veja quem sai […]