Coletiva de imprensa da mais detalhes sobre o Festival da Vida de 2024

Coletiva Festival da Vida

Na última quinta-feira ocorreu uma coletiva de imprensa na Prefeitura de Mariana para falar sobre o Festival de Vida, festa que completa 20 anos. Participaram da conversa Danilo Brito, Secretário de Governo, Suzana Martins, representante da ALCE, realizadora do evento, e Gustavo Leite, Secretário de Cultura e Turismo do município.

Segundo a organização, trazer grandes nomes como Xamã para um show em praça pública é um grande passo para a democratização ao acesso à cultura. “Quando o Celso escolheu o Xamã eu custei entender que é um nome para juventude, para aqueles mais jovens que não tem condição de pagar um show caro” comenta Suzana.

Para os grandes shows, a programação do evento não definiu um local específico, apenas “Centro Histórico”.  A organização entrou com o processo no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a realização no tradicional postal da cidade, a Praça Minas Gerais, porém a instância municipal não autorizou, agora o caso está na superintendência do órgão, que ainda não deu a resposta.

A data limite para definir o local das atrações é a próxima segunda (06). Mas Suzana garante que caso a MG não seja liberada, o evento ocorrerá normalmente na Praça da Sé.

A respeito da segurança, Suzana disse com exclusividade para a Galilé que além da segurança do município, está vindo um grupo de Belo Horizonte para dar um reforço. Além disso, ela explicou como vai funcionar o comércio durante o festival: “O Prefeito quer valorizar o comércio fixo local. As barracas que vão ter vão ser de três de projetos sociais da Vale e quatro de ações sociais da igreja”.

Danilo, ao ser perguntado sobre a infraestrutura, falou que para esse evento está ocorrendo um trabalho conjunto entre várias secretarias. E informou que será divulgada na próxima semana as ruas que serão interditadas. 

Um dos destaques na abertura do evento é o Padre Júlio Lancellotti, conhecido nacionalmente pelo seu trabalho com a população de rua de São Paulo. Sua obra vem sendo atacada nos últimos anos por grupos de direita. O Pároco estará presente na mesa de forma virtual, após machucar a coluna.

Pela limitação de espaço, as entradas para a Mesa de Abertura serão distribuídas antecipadamente, e na portaria do evento até completar os 300 lugares do Cineteatro.

Ao ser perguntado pela Galilé a respeito da pluralidade religiosa do evento, Suzana reforça que os momentos de fato religiosos serão apenas o show com Padre Fábio de Melo e a mesa de abertura, no qual haverá representantes de diversas crenças. Nos distritos, o foco será a tolerância,  empatia e a convivência com a diversidade.

Por toda a Cidade

O evento passará por diversos bairros e distritos, até alguns mais distantes, como Santa Rita Durão, distrito que fica a 70 km da sede. Também serão contemplados: Camargos, Morro Santana, Serra do Carmo, Águas Claras, Goiabeiras, Barroca, Barro Branco, Cláudio Manoel, Campinas e Cachoeira do Brumado. Esses locais serão alcançados pelo festival com peças de teatro, oficinas, concursos e palestras.

Outro distrito que será contemplado é Passagem de Mariana, mas de maneira diferente. O Distrito Criativo vai compor a programação. O Circo Volante, se apresentará no dia 11 de maio a peça Bestetú em Santa Rita Durão às 17h. Valorizando assim a produção cultural de Mariana como um todo.

Leia também:

Programação

A programação inicia no sábado, dia 4 de maio, às 14h, com mesa-redonda sobre a temática do Festival, abordando assuntos relacionados à cidade de Mariana e de Dom Luciano, no Cine Teatro Municipal, com as presenças do padre Júlio Lancellotti, cacique Danilo Kren Borum, convidado evangélico pastor Davi, budista Ryosen, do mosteiro zen Pico de Raios, Aida Anacleto (Igualdade Racial),  sacerdote de Umbanda, Diego Fernandes e mediador padre Marcelo Santiago. Prossegue com atrações musicais, teatro, missa e coroação. 

Outros destaques são os shows de Pe. Fábio de Melo, no dia 10, e de Xamã, no dia 11. Além da extença programação cultural nos distritos e na na sede durante todos os dias de evento. Festas tradicionais, como a Festa do Divino, foram incorporadas à programação.

Confira a programação completa clicando aqui!

Sobre o Festival da Vida

Idealizado pela saudosa produtora e curadora Maria Alice Martins, a pedido de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, arcebispo de Mariana de 1988 a 2006 que, à época queria levar cultura de qualidade aos  marianenses, por meio de um evento totalmente gratuito, o Festival da Vida sempre tem como tema a Campanha da Fraternidade do ano. Em 2024, “Fraternidade e Amizade Social” visa despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade, inclusão social e religiosidade, além de trabalhar a temática da diversidade e suas nuances.

“O Festival da Vida é um grande encontro de todas as religiões. Para mim, que participei do processo de construção da primeira edição e, hoje, 20 anos depois, tenho a honra de também colaborar, é muito gratificante. É um evento para toda a família.  Ele mostra como Mariana é uma cidade viva, que equilibra religiosidade, lazer e bem-estar, reunindo centenas de pessoas nos nossos espaços públicos”, destaca o prefeito de Mariana, Celso Cota, em nota.

O Festival da Vida de Mariana reunirá representantes de  diversas religiões, com uma programação destinada a adultos, idosos em asilos, crianças, jovens. indígenas, negros, brancos, homens, mulheres, gestantes e cadeirantes. Também terá cultura, música, gastronomia, teatro, artesanato, oficinas, palestras, mesa-redonda, concurso de redação e contação de casos.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Coletiva de imprensa da mais detalhes sobre o Festival da Vida de 2024”

  1. […] Coletiva de imprensa da mais detalhes sobre o Festival da Vida de 2024 […]

Leave a Comment