Cine Vila Rica é palco de lançamento de filme inspirado em lenda de Ouro Preto

Cine Vila Rica é palco de lançamento de filme inspirado em lenda de Ouro Preto

Do dia 1º de abril até o dia 5, o Cine Vila Rica irá exibir com exclusividade o filme de terror sobrenatural O Menino do Quarto Branco, inspirado em uma lenda da cidade de Ouro Preto. A sessão do dia 5 ainda conta com a exibição do filme Nesta Data Querida, outro filme do universo de terror que conta com cenários em Passagem de Mariana. Atualmente, o Cine está funcionando no Anexo do Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes, nº 139.

O longa acompanha duas jovens sensitivas, Mira e Lis, que chegam na cidade para curtirem o Carnaval. Elas se hospedam em uma antiga pousada, onde uma mulher solitária vive com seu único filho. A estada vai se tornando mais sombria à medida que elas percebem que há algo de errado com o menino e elas se vêem cada mais envolvidas em um mistério sobrenatural.

“O filme aborda profusos temas que versam sobre busca, solidão, amizade, tristeza e sonho,

tudo isso emaranhado em um terror sobrenatural com atmosfera surrealista”, afirma o comunicado para a imprensa.

O elenco conta com:

  • Henrique Padovani
  • Juliana Di Conti
  • Luisa Ribeiro
  • Ryan Rosa
  • Osmar Vânio
  • Marta Babsky

Leia também: Morador é suspeito de desviar mais de R$ 450 mil reais de república em Ouro Preto

Toda a equipe do filme conta apenas com pessoas da comunidade local

O Menino do Quarto Branco foi dirigido e roteirizado por Lu A. Trevisan. Raed D’Angelo é o responsável pela direção de fotografia e a música ficou por conta de Sergio Barbosa. Vale destacar que toda a produção envolvida, desde elenco até pós-produção, faz parte da comunidade local.

“Eu acho que é de total importância pro projeto porque isso ressalta exatamente o que eu estou falando: que no interior é possível, sim, produzir, criar e, quem sabe, viver de arte, né? E que é possível fazer cinema”, afirmou a diretora do filme O Menino do Quarto Branco.

Trevisan elogiou as parcerias locais com as principais locações do longa: o Paço da Misericórdia e a Pousada Solar do Carmo. “Nós fomos muito bem recebidos, fomos muito acolhidos por essas pessoas, que nos possibilitaram usar sem pagar pras nossas locações. 

Ela ainda destacou a Raed D’Angelo, da RHD Produções, que participou da montagem do longa, entre outros colaboradores do projeto. “Foi uma grande rede que se formou em prol do projeto”, comentou Trevisan. “Todas essas pessoas foram maravilhosas de comprarem a nossa ideia e estarem conosco no nosso projeto.

Da idealização do longa, passando por escrever o roteiro, filmar as cenas até a pós-produção, o projeto levou cerca de quatro a cinco anos, conta a diretora. “Uma coisa que eu sempre penso que é muito importante pra quem cria: nunca abandonar uma ideia se você acha que ela é importante”, afirmou a diretora. 

Ela define a sensação de finalmente ver o filme sendo lançado como uma sensação de dever cumprido, não com os outros, mas com ela mesma e uma certeza de que ela nasceu “para colocar ideias no mundo”, nas palavras dela mesma.

O projeto é uma iniciativa da produtora independente focada em filmes de terror, Dragão Fantástico, em parceria com a RHD Produções, produtora também independente de Passagem de Mariana. A Dragão Fantástico começou em 2021 e lançou o filme Nesta Data Querida.

“Cultura também é investimento”

O longa também contou com apoio do fundo municipal de cultura de Ouro Preto, além de diversas parcerias. O mesmo edital selecionou outros nove projetos.

“Eu acho que qualquer incentivo público tem uma extrema importância pra quem faz arte”, defendeu a diretora do filme. Ela ressalta que esse apoio é ainda mais importante para cidades de um estado como Minas Gerais, que durante muitos anos esteve completamente excluído do eixo cultural do país, que se concentrava em Rio de Janeiro e São Paulo. 

+ Aluno da UFOP vence prêmio internacional de cinema na Bélgica

Foto de capa: Divulgação

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Cine Vila Rica é palco de lançamento de filme inspirado em lenda de Ouro Preto”

  1. […] Cine Vila Rica é palco de lançamento de filme inspirado em lenda de Ouro Preto […]

Leave a Comment