A Polícia Civil de Minas Gerais informou, em comunicado oficial, que as duas caixas contendo Césio-137, supostamente furtadas de uma mineradora situada em Nazareno (cidade situada na região de Campo das Vertentes), tiveram localização identificada. A saber, nesta segunda (10/7), no estado de São Paulo. O material está sob a análise pericial da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
Em nota, a Polícia esclarece que as investigações estão em andamento, sigilosamente, para a completa apuração dos fatos. A mineradora recebeu a informação sobre a localização das caixas possivelmente subtraídas.
Leia também: Itabirito: Polícia apreende uma retroescavadeira e três caminhões
Entenda o caso do Césio-137
A saber, o furto de duas fontes de Césio-137 de uma mineradora aconteceu em Nazareno, Minas Gerais. A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) também está envolvida na apuração.
Contudo, os equipamentos foram descobertos desaparecidos em 29 de junho, segundo a Agência Brasil, levando a empresa a acionar imediatamente as autoridades, registrar um boletim de ocorrência e notificar os órgãos de fiscalização.
O furto dessas cápsulas com Césio-137, quase 36 anos após o acidente radiológico em Goiânia, gera grande preocupação devido ao risco de um incidente similar.
O uso inadequado desses equipamentos representa sérios riscos à saúde, tornando a recuperação urgente do material uma prioridade.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.