O evento, organizado pela Aliança Francesa de Ouro Preto, acontece neste sábado, dia 04, às 19h, no Museu Boulieu em Ouro Preto, e contará com um debate entre Célia Xakriabá, personalidade indígena recentemente eleita Deputada Federal por Minas Gerais, e o escritor caribenho e francês Malcom Ferdinand, que desenvolve uma extensa pesquisa sobre ecologia e decolonialidade, mediado pelo prof. Alex Bohrer, do Instituto Federal de Minas Gerais.
Além do debate, Malcom Ferdinand também irá lançar seu livro intitulado “Uma ecologia decolonial”. Publicado no Brasil pela Ubu Editora em 2022, o livro recebeu o prêmio da Fundação de Ecologia Política de 2019. Após o debate, a “Bateria Pulsação” da Escola de Samba Acadêmicos de São Cristóvão se apresenta, celebrando a cultura popular de origem africana, gênese do povo ouro-pretano.
O evento, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Instituto Federal de Ouro Preto e Instituto Boulieu, é gratuito e aberto ao público, sujeito à lotação do espaço, por ordem de chegada.
Noite das Ideias 2023
O objetivo do evento, criado na França e difundido em diversas regiões do planeta, é proporcionar uma noite de debates e momentos artísticos, a fim de refletir coletivamente sobre a maneira de nos aproximarmos uns dos outros e de imaginar um futuro melhor, com espaços públicos e sociedades mais inclusivas e acolhedoras.
Malcom Ferdinand
Malcom Ferdinand é graduado em engenharia ambiental pela University College London (UCL), doutor em filosofia e ciência política pela Universidade Paris VII, e pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifique, atuando no Institut de Recherche Interdisciplinaire en Sciences Sociales (Irisso) da Université Paris Dauphine-PSL (Paris 9). Tem especialização em engenharia ambiental e pesquisa a interação entre o colonialismo e as problemáticas ambientais a partir da situação do Caribe. Em seu livro “Uma ecologia decolonial”, aborda a relação intrínseca entre a questão ecológica e a questão colonial, demonstrando o quanto estão imbricadas tanto em sua origem quanto em suas consequências. O livro, lançado em francês em 2019, foi premiado pela Fondation de L’écologie Politique.
Célia Xakriabá
Célia Xakriabá assumiu recentemente o posto de Deputada Federal, tendo sido eleita em 2022, pelo PSOL. Ela é mestra em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília e doutoranda em antropologia pela UFMG. Célia faz parte da Articulação Rosalino Gomes, presente no Norte de Minas, e é uma das fundadoras da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade. Na Secretaria de Educação de Minas Gerais, atuou para a abertura de escolas indígenas e quilombolas e a reabertura de escolas do campo em todo o estado.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.
[…] Museu Boulieu recebe a Deputada Célia Xakriabá e Malcom Ferdinand neste sábado […]
[…] negativo. A deputada federal passou por um episódio de racismo em um restaurante da cidade, após participar de um evento. Ela relata que 6 indivíduos, entre eles homens e mulheres, questionaram a presença de […]