O distrito de Cachoeira do Campo ganhará uma nova Unidade Básica de Saúde tipo II, após uma ação de desapropriação envolvendo dois imóveis na Rua Poços de Caldas, bairro Soledade. A ideia é facilitar os atendimentos aos moradores de locais distantes do Complexo de Saúde do distrito.
A expansão imobiliária na região dos Inconfidentes nos últimos anos resultou num aumento significativo no número de construções e residências. Em Cachoeira do Campo, este processo levou à formação de novos bairros, mas alguns deles estão situados em regiões do distrito no qual o acesso à saúde fica comprometido.
Os bairros mais distantes são Alto do Beleza e Bandeirinhas, que, são muito populosos. Além disso, nesta área, existe a construção de novos loteamentos e condomínios, então espera-se que este crescimento populacional continue, pelo menos por alguns anos.
Leia também: IPHAN anuncia obras em capelas de Ouro Preto
Saúde no distrito de Ouro Preto
A distância ao complexo de Saúde do distrito faz com que a população residente nestas áreas, possua a classificação como “moradora de áreas descobertas”. Portanto, uma nova Unidade Básica de Saúde no bairro Soledade facilitaria o acesso da população local aos serviços de saúde. Além de desafogar o sistema de atendimento do Complexo de Saúde.
O bairro Soledade, ainda que novo, já conta com boa infraestrutura, como ruas pavimentadas, trânsito tranquilo, redes de energia elétrica, hidráulica, esgoto, internet, além de espaço para estacionamento. Assim, é considerado um local adequado para a implantação de um serviço de saúde.
As duas propriedades — dois lotes — tiveram avaliação pela Comissão Municipal de Avaliação Imobiliária no valor de aproximadamente R$233 mil reais. No entanto, conforme explica o procurador do Município envolvido no caso, Vinicios Teixeira, este valor pode sofrer alterações: “Em ações dessa natureza, é comum que a parte desapropriada questione o valor da avaliação do imóvel.
Sendo assim, acontece uma perícia judicial para se chegar ao valor adequado da indenização. De modo a conciliar tanto o interesse público quanto o interesse privado do cidadão que teve o seu bem afetado pela desapropriação”.
Texto: Samuel Almeida / Revisão: Nízea Coelho
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.
[…] Ouro Preto: Cachoeira do Campo terá nova Unidade Básica de Saúde […]
[…] Ouro Preto: Cachoeira do Campo terá nova Unidade Básica de Saúde […]
[…] Ouro Preto: Cachoeira do Campo terá nova Unidade Básica de Saúde […]
[…] Leia também: Ouro Preto: Cachoeira do Campo terá nova Unidade Básica de Saúde […]