O Atlético perdeu para o Flamengo por 1 a 0 no sábado (15), no Maracanã, em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com isso, o Galo continua estagnado na sétima colocação, com 47 pontos, e se distancia dos concorrentes a uma vaga na Copa Libertadores de 2023.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Atlético tem apenas 17,8% de se classificar para a Copa Libertadores do ano que vem. O Galo conta com a sorte de os finalistas da Copa do Brasil estarem no G-6. Permanecendo assim, abre-se uma vaga a mais para a classificação para a fase de mata-mata preliminar da principal competição continental.
Porém, América, Fortaleza e Botafogo estão de olho na sétima colocação, tendo 45, 44 e 43 pontos, respectivamente. O Atlético enfrentará o Tricolor cearense na próxima rodada, fora de casa, e o Botafogo, no Mineirão, na 36ª rodada. O alerta atleticano precisa estar ligado, não ir à Libertadores do ano que vem seria uma catástrofe financeira e esportiva para o Galo, pois, além do elenco caro que o clube tem, no ano que vem acontece a inauguração da Arena MRV, a nova casa atleticana.
+ Atlético aparece no Top 10 de melhores times do mundo de setembro da IFFHS
Olhando para quem está à frente do Atlético, o Galo enfrenta apenas o Corinthians, quinto colocado, na última rodada do Campeonato Brasileiro, fora de casa.
A partida entre Fortaleza e Atlético acontecerá apenas na segunda-feira (24), às 20h, na Arena Castelão. Até lá, o técnico Cuca terá, novamente, a oportunidade de fazer os testes e as mudanças necessárias para mudar o time e melhorar o péssimo rendimento que tem com o Galo neste ano, que é de 37,7% e não deixar a temporada terminar na tragédia do clube mineiro ficar fora da Libertadores no ano de inauguração do seu estádio.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.