O Atlético recebe o Botafogo na noite de segunda-feira (7), às 20h, no Mineirão, em jogo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Galo pode finalmente ingressar no G-6, caso vença o Fogão. A partida terá transmissão da SporTV, Premiere e Globoplay.
Sem jogar, o Atlético foi ultrapassado pelo América e ocupa a oitava colocação na tabela, com 52 pontos. Em caso de vitória na noite de hoje, o Galo vai ultrapassar o Coelho (52 pontos) e o Athletico-PR (54 pontos), deixando ainda mais clara a chance de se classificar para a Copa Libertadores de 2023.
Para conseguir entrar no G-4, o Atlético terá que superar seu rendimento irregular no Mineirão. O Galo é apenas o 12º melhor mandante do Brasileirão 2022. Em 17 jogos em casa, o Alvinegro venceu sete, empatou cinco e perdeu outras cinco, dando em um aproveitamento de 50,9%. São apenas 26 dos 52 pontos conquistados.
Por outro lado, o Atlético não perde para o Botafogo desde agosto de 2020, vencendo em novembro do mesmo ano por 2 a 1 em casa e fazendo o placar mínimo fora de casa no Campeonato Brasileiro deste ano. No retrospecto geral, o Fogão leva a melhor, com 33 vitórias, 20 empates e 26 derrotas. O Galo marcou 109 gols na história do confronto e sofreu 126.
Provável escalação do Atlético: Everson; Guga, Jemerson, Junior Alonso (Réver) e Dodô; Allan, Jair e Nacho Fernández (Zaracho); Ademir (Pavón), Keno e Vargas.
Técnico: Cuca.
Provável escalação do Botafogo: Gatito Fernández; Daniel Borges, Andryelson, Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Gabriel Pires (Patrick de Paula) e Lucas Fernandes; Júnior Santos, Jeffinho e Tiquinho Soares.
Técnico: Luís Castro.
Apesar da grande importância da partida, o Mineirão não deve estar com arquibancadas cheias. A parcial de ingressos vendidos, divulgado pelo Atlético na tarde de domingo (6), mostrou apenas pouco mais de 17 mil torcedores garantidos no estádio para o jogo.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.