Estudantes das escolas municipais Dom Luciano e Bento Rodrigues, em Mariana, alcançaram o reconhecimento ao conquistarem seis medalhas na 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A competição, promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atraiu 16 mil participantes de escolas públicas e privadas de todo o país.
Sob a orientação da professora Silvany Diniz, 24 alunos da Rede Municipal de Mariana foram agrupados em oito equipes para testar seus conhecimentos sobre a história do Brasil. As avaliações, abrangendo geografia, literatura, arqueologia, urbanismo, patrimônio cultural e atualidades, são interdisciplinares. A competição demanda trabalho em equipe, senso de responsabilidade, capacidade de formular hipóteses e, acima de tudo, interesse pelos estudos, conforme explicou Silvany.
Leia também:
- Marianense fatura quase R$ 31 milhões em sorteio da Mega-Sena
- Ouro Preto: dois operários morrem em mineradora
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) contribuiu para a preparação dos alunos ao disponibilizar um estudante de História para orientá-los por meio de reuniões e debates. “O trabalho conjunto enriquece o repertório e colabora com o sucesso dos alunos”, ressaltou a professora Silvany. Alunos de outras instituições, como a E.E. de Passagem, Escola Adjetivo-Cetep e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), também participaram da competição.
A ONHB é um evento anual composto por quatro fases, cada uma ocorrendo em uma semana. Os estudantes precisam conquistar pontuações suficientes para avançar. Nas três primeiras etapas, enfrentam questões de múltipla escolha e tarefas específicas. Na última fase, é proposta uma tarefa principal.
O grupo “Mariana tem História”, da E.M. Dom Luciano, se destacou ao conquistar a medalha de ouro, enquanto duas equipes, “Chegou a Vez da História” e “Gaveteiro da História”, foram agraciadas com a medalha de cristal. Na E.M. Bento Rodrigues, as equipes “Bento Presente” e “Bento é História” conquistaram a medalha de prata, e o grupo “Bento Você” levou a medalha de bronze. Todas as medalhas conquistadas por Minas Gerais na categoria “escola pública” foram para Mariana.
Informações: Prefeitura de Mariana
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.