Duas estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) participaram do iGEM (International Genetically Engineered Machine) com a equipe da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV), junto com outros 16 estudantes de instituições federais de ensino superior. A estudante de Medicina, Laene Abreu Schreiber, e a aluna de Ciências da Computação, Beatriz Helena de Deus, ambas da UFOP, conquistaram, a medalha de ouro da competição, com o time UFMG/UFV Brazil.
A competição é o maior evento de biologia sintética do mundo e na edição deste ano tiveram mais de 350 equipes. Participaram três grupos brasileiros e todos conquistaram medalhas, sendo que o time USP/EEL (Escola de Engenharia de Lorena) conquistou a medalha de bronze e os times Unicamp e UFMG/UFV a medalha de ouro.
O projeto apresentado, ProChi, é apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e liderado pelos mestrandos da UFMG, Yala Sampaio e Paulo Aguiar Muniz, além da estudante do primeiro período de Medicina da UFOP, Laene Abreu Schreiber. A premiação veio com o biorreator de baixo custo, que tem como principal objetivo o cultivo de micro-organismos visando diminuir as despesas de comercialização.
“Por ser um biorreator sem licença, isso permite que qualquer um consiga montar em um laboratório. Para se ter uma noção, os reatores normais vão de 10 a 40 mil dólares, e este equivale a 270 dólares”, disse Laene Abreu Schreiber.
+ UFOP sediará conferência internacional da Unesco
Laene ainda ressalta a importância do evento para a sua carreira acadêmica e profissional, dando destaque para a possibilidade de troca de ideias e experiências com outros times, com os pesquisadores e com os investidores presentes na mostra.
A equipe UFMG/UFV Brazil conta com 18 estudantes de várias áreas de estudo e conquistou a medalha de ouro, o prêmio de “Melhor Hardwire” e ficou entre os melhores projetos da categoria de “Terapêutica, de inclusão e de impacto de desenvolvimento sustentável”.
Agora, as alunas têm a expectativa de trazer a biologia sintética para a UFOP para que nos próximos anos a universidade participe da competição com um time próprio.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] + Alunas da UFOP conquistam medalha de ouro em Competição Científica Internacional […]