Para aprimorar o serviço realizado nas ruas de Mariana, três agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) concluíram o curso de Patrulhamento Tático Motorizado (Patamo), em Embu das Artes (SP). O treinamento capacita para situações como segurança em grandes eventos, resgate em mata, atendimento pré-hospitalar tático.
Leia também:
- Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Ouro Preto realiza eleição para composição
- ALMG reconhece garimpo tradicional de Antônio Pereira como patrimônio histórico
Segundo o subcomandante GCM Classe Especial Magalhães essa é uma das capacitações com maior nível de exigência. “É uma referência nacional que trabalha fatores psicológicos e físicos, técnicos e táticos”, frisa. Os agentes foram capacitados para tarefas de resposta imediata, patrulhamento ostensivo em áreas de alto risco, apoio a ações policiais de risco e suporte técnico em ocorrências de alto grau de periculosidade.
O curso foi realizado entre os dias 1 e 19 de abril, e tem duração de 400 horas. A Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Segurança Pública, já enviou agentes em outras duas oportunidades. Atualmente, sete GCMs possuem a qualificação. “Ter operadores formados com qualidade operacional é bom porque consegue dar melhor resposta nas ocorrências de grande complexidade,” conclui o subcomandante Magalhães.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.